1 tema | 5 posts ** Escuta ativa

14.1.18



Começámos o ano a explicar-te o conceito de escuta ativa. Muitas, mas muitas vezes confundimos conceitos e aqui na Escola sentimos que é importante clarificarmos exatamente o que é o quê. Por isso, esta semana, insistimos na ideia da escuta ativa.
Frequentemente, tenho a ideia que mais ninguém escuta ninguém. Ou quando escutamos, temos sempre de adicionar alguma coisa nossa, reconfortar a outra pessoa e dizer-lhe que tem de ver as coisas de forma positiva, por exemplo.
Mas escutar ativamente não tem nada a ver com isso. É um ato de coragem, de respeito pelo outro. É ampará-lo na conversa onde só ele e as suas coisas existem. E é mágico. Conheço poucas pessoas capazes de o fazer. Mas as que o sabem fazer tornam-se pessoas incríveis na vida de quem souberam escutar. E quando fazemos este tipo de escuta, ajudamos o outro a alcançar um nível de entendimento de si que poucos conseguem.
Escutar ativamente não pressupõe silêncios e antes questões colocadas na hora certa. Questões que se aprendem a colocar. Com muito treino, é certo. Mas que vão fazer toda a diferença na vida de quem as recebe (para saberes mais, espreita aqui).

Os cinco + desta semana são:

1. Saberemos mesmo escutar as crianças?
2. O poder da escuta ativa
3. A escuta ativa em dois exemplos
4. Sabes escutar, ativamente? Mesmo?
5. Definição de escuta ativa


Segue-nos aqui:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share