Sabes o que é que está na origem deste blogue?

27.9.17

A propósito de uma conversa que tive ontem com uma amiga, dei por mim a  navegar no blogue, nas publicações do meu facebook pessoal e até nos emails. A ideia era identificar em que altura é que ela tinha participado num dos primeiros cursos que dei em Parentalidade Positiva e situar o nascimento do blogue e das primeiras publicações ainda no meu facebook pessoal. Tinhamos uma ideia - o filho ainda não tinha 2 anos e ela estava a terminar a especialidade.

Foi na Avenida da Boavista e era ao final do dia, início do ano. 2011. A turma era incrível - malta muito interessada, vinda enquanto profissionais e também mães, e tão disponíveis para aprender mais sobre Felicidade. Esse era o tema principal: A Arte e a Ciência de Educar Crianças Felizes. Aqui fica o programa de uma das edições que fizemos. Esta era a capa da divulgação, imagem retirada de um banco de imagens (ainda não havia o pinterest, ou pelo menos não conhecia).






É por isso que a grande missão da Escola da Parentalidade Positiva tem por base uma crença muito forte. Acreditamos que todos podemos e merecemos construir relações com grande significado e valor com todos, especialmente em família. Educar para a felicidade é o mote.

Mas foi por causa deste post que, em Abril, decidi criar oficialmente o Mum's the boss. Primeiro foi blogspot, depois .com


Mas o meu interesse pela parentalidade surge antes - numa intervenção, na Figueira da Foz, para líderes e gestores de equipa de uma empresa portuguesa com mais de 200 trabalhadores. Nesta intervenção de longa duração - que incluía formação e coaching - dei por mim a questionar-me como é que este grupo de pessoas tinha resultado no que era, naquele momento. Tinha grupos muito diferentes - mas muitos com um foco externo, ou seja, não se sentiam nunca responsáveis por aquilo que lhes acontecia na vida. Era tudo fruto de circunstâncias (que tiveram ou não tiveram), culpa de outros e pouco ou nada sentiam que podiam fazer. Fiquei assustada pela forma como olhavam para o mundo. Perguntei-me se não teriam tido tido um adulto (ou vários) capazes de os ensinar a olhar para as circunstâncias de uma forma mais positiva.

Foi nesse momento - estaríamos em 2007? - que quis saber mais sobre o assunto. Como membro certificado em Inteligência Emocional pela 6seconds desde 2005, decidi passar a frequentar mais os grupos ligados à Education e passei a reflectir, estudar, ler e publicar sobre o tema. Fiz formação com a Jane Nelsen, estudei tudo o que estava disponível sobre inteligência emocional, e passei a fazer parte de vários grupos sobre o tema. Estava rendida e completamente apaixonada. Pelo meio tive uma loja online de produtos para famílias e comecei as entrevistas que depois acabaram por ser assimiladas pelo blogue. 

O primeiro curso chamou-se A Arte e a Ciência de Educar Crianças Felizes e tinha um manual muito maneirinha. Falámos sobre Felicidade, sobre o desenvolvimento do cérebro, sobre o poder da comunicação e sobre autorregulação. Basicamente, tudo aquilo que me inspira, gosto e sei!

É muito giro fazer este flashback e ver tudo aquilo que já se fez. Pelo meio houve o projeto Fazer Acontecer, o da Generosidade [nesta imagem], o Berra-me Baixo, o Calendário do Advento, as formações à distância, palestras, dois livros, outro material criado para outra entidades e mais trabalho desenvolvidos em Escolas, com associações de pais. Tanto que a vida me tem proporcionado que só posso agradecer!

Tem sido uma jornada incrível! Que bom recordar tudo isto!!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share