Como são as pessoas assertivas?

7.9.17
Foto Pinterest

Em tempos escrevi que ser-se assertivo é um ato de coragem e que faz parte de um processo pessoal e de uma decisão - por vezes solitária - de melhoria contínua.

Na nossa relação com as crianças e jovens (e também com os demais) a assertividade convida-nos a ter um discurso claro, objectivo, sem subentendidos nem manipulações. Por isso é corajoso porque não sugere - afirma-se - com tudo aquilo que isso possa implicar. E é justo porque não entra em jogos de poder onde imponho a minha lei ou a minha força.

Na 3ª Feira estive no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Lisboa a falar sobre estratégias da comunicação assertiva e positiva.

Nesta ação - que envolveu os três colégios: Lisboa, Fátima e Porto - e juntou mais de 30 profissionais, fica clara a aposta da direção nos seus colaboradores e no desenvolvimento de cada um. A relação que estabelecemos uns com os outros vive da forma como comunicamos.

E porque é que a assertividade é tão importante? Quando somos pessoas assertivas reunimos uma série de características:

Somos pessoas coerentes, justas, confiáveis e simbolizamos a segurança que todas as crianças necessitam sentir nas suas vidas.

Quando comunicamos de forma assertiva estamos a ensinar o outro a autorizar-se a fazer igual, mesmo que isso possa levar o seu tempo.

E quando comunicamos de forma assertiva, protegemos os nossos limites, não invadindo os dos outros. Talvez por isso se diga que comunicar é uma arte porque se faz num equilíbrio das nossas necessidades e convicções, sem ferir nem agredir o outro. Alguns de nós nascemos com mais ou menos capacidades em sermos claros e assertivos mas esta é uma competência que se aprende e que se treina.

Dizem que comportamento gera comportamento e a sugestão deixada no final desta ação vale a pena a reflexão e a ousadia - sermos nós a mudança que queremos ver no mundo e surpreendermos o outro com a nossa própria transformação.


A Escola da Parentalidade criou a Certificação de Creches e Jardins de Infância em Educação Positivas. Esta certificação tem como claro objectivo atribuir competências nas áreas da Educação Positiva, da gestão e mediação de conflitos entre alunos, na comunicação positiva e inteligência emocional, entre outras valências.
Pede-nos mais informações através do cursos@parentalidadepositiva.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share