Porque é que os filhos insistem em desrespeitar os pais?

27.6.17




Alguns pais, com quem vou trabalhando, falam-me que os filhos lhes faltam ao respeito e isso pode ser um momento de tensão e tristeza em muitas famílias. A seguir gritamos, porque não pode ser assim, ou ficamos tristes e tentamos que do outro lado venha empatia.

No entanto, o que a maior parte de nós não se lembra com frequência é que o respeito é algo que é ensinado, repetido e relembrado. Ninguém nasce com a noção de respeito - isso é uma construção e irá depender da noção de respeito para cada um de nós. E por isso é que ele deve ser ensinado. E repetido.

A noção de respeito mútuo, que é um dos pilares da Escola da Parentalidade, tem por base a noção de igualdade e é um direito que todos os seres humanos têm. Quando nós, enquanto pais, tratamos os nossos filhos com respeito, iremos não só ganhar o respeito deles e também iremos ensiná-los a respeitarem-se e a respeitarem os outros.
O início está em nós - e não neles.
Só que quando eles usam o respeito para tratarem os outros, isso significa que se sentem respeitados e tratados da forma que necessitam.

A verdadeira questão, para a qual não te peço resposta aqui é, será que respeitamos verdadeiramente os nossos filhos em todos os momentos? Será que os tratamos da forma que eles necessitam?

Não respondas já. Deixa esta frase acompanhar-te nos próximos dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share