O síndrome do filho mais velho

15.5.17


'Olha que tens de dar o exemplo, tu é que és o mais velho!'
'Pára com isso, deixa-o estar, não vês que é mais pequeno que tu?'
'Tens de ter paciência, já sabes como é que ele é.'
'Faz as pazes com o teu irmão, dá lá um beijinho, agora sejam amigos!'
'O mais pequeno é um safado e dá cabo do juízo ao mais velho mas ele sabe que tem de ser tolerante, afinal é irmão dele'.

O meu profundo respeito a todos aqueles que são irmãos mais velhos. Muitos de nós já dissemos as frases acima aos nossos mais velhos. Alguns de nós até já as ouvimos justamente porque somos 'os mais velhos' mas isso não nos impede de repetir essas mesmas frases agora, no papel de pais. Por isso convido-te a fazeres uma pequena pausa, a releres todas as frases novamente e imaginares que o filho mais velho és tu. E que nuns casos estavas a arreliar o teu irmão mas noutros estavas sossegado. Como é que te sentes? Como é que te sentirias se, pelo menos, uma vez por dia, ouvisses uma ou duas ou três dessas frases?

Possivelmente sentes-te injustiçada e desanimada porque não há ninguém que te entenda ou veja o teu desalento. Dizem que é suposto teres mais auto-controlo, mais paciência e, porque tens mais força e és o mais velho, não te controlas tantas vezes como os teus pais gostariam, acabas sempre por ser o mau da fita.

Algumas vezes não é fácil ser-se filho mais velho...  O que é que te impede de o dizeres?
-'Filho, por vezes tenho a impressão que não é fácil ser-se o filho mais velho, não é?'
-'Filho, deve ser cansativo estar sempre a ser interrompido pelo teu irmão.'

Acredita que estas duas frases fazem tanto por um filho mais velho porque são pura empatia, compreensão e aceitação.

Quando se é mais velho já se é um modelo. A prova é que o mais novo o copia e ele sabe disso. Podes simplesmente lembrar que o irmão o copia e imita mas sem usares o tom em que ele tem de ser o exemplo. Ele tem de ser ele próprio - o que já por si só é um grande desafio. Liberta-o do resto.

A questão dos irmãos é muito desafiante e interessante. Se te interessas por este tema, convido-te a dares uma vista de olhos aos programas que vou levar a Tavira a 26 de Maio e ao Porto a 13 de Junho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share