COMPETÊNCIAS PARENTAIS [PROFISSIONAIS] | LISBOA MARÇO

15.2.17


Numa conferência em que participei, em Valença, um dos técnicos de uma CPCJ da zona perguntou-me o que é que se pode fazer mais (com as famílias) quando a vontade (dos pais) é pouca e a energia (dos técnicos) se começa a esgotar.

Esta questão voltou a colocar-se imensas vezes a seguir na Pós-Graduação, por técnicos de instituições sociais, por mediadores e advogados, assim como pelos professores que estavam em sala.

Enquanto profissionais, o nosso poder é imenso. Saibamos utilizá-lo da melhor forma e termos ao nosso dispor as melhores armas.

Nesse sentido, no dia 30 e 31 de Março, em Lisboa, vamos estar a falar sobre Competências Parentais (sessão para profissionais).

Deixo-te o programa que é, como sempre, ambicioso.

DESTINATÁRIOS
Esta ação destina-se a técnicos das CPCJ, elementos da Segurança Social, diretores de turma, educadores de infância, mediadores, técnicos na área da educação e saúde, advogados, médicos, enfermeiros, auxiliares, professores e todos os profissionais interessados no tema.


PERTINÊNCIA DESTA AÇÃO
É reconhecida a importância que os técnicos que acompanham as famílias têm, assim como as dificuldades que por vezes encontram na transmissão de competências parentais. 
Esta acção de promoção de competências parentais tem como objetivo a capacitação dos mesmos para que estes auxiliem os pais na otimizacao de estratégias que permitam um melhor desempenho das suas funções parentais. Pretende-se aumentar os conhecimentos em termos das etapas do desenvolvimento da criança, da promoção da autorregulação nos pais, assim como a introdução de uma linguagem positiva. Analisaremos também da importância e do poder do técnico/profissional.

TÓPICOS
Parentalidade e educação positivas, psicologia positiva, assertividade, vinculação, autoridade, valores, inteligência emocional, auto-estima, conflitos, agressividade, baixa auto-estima, vingança, desafio, provocação, gratidão, generosidade, linguagem positiva, autorregulação, influência positiva, etapas do desenvolvimento da criança e do jovem

TEMAS
1) Reconhecer a parentalidade positiva como base para a promoção de comportamentos parentais positivos.
2) Promover a autorregulação dos pais: o que contam as histórias pessoais de cada ator?
3) Conhecer as etapas do desenvolvimento da criança
4) Identificar as estratégias práticas para a promoção de uma vinculação segura 
5) Reflectir sobre questão da autoridade e da obediência e como ajudar os pais a serem a segurança e não o medo
6) Identificação dos diferentes pontos para a promoção de uma auto-estima saudável da criança através dos pais
7) Conhecer as estratégias para atuar no caso dos adolescentes
8) Promover o papel dos profissionais 

EMISSÃO DE CERTIFICADO
A emissão do certificado é realizada pela Escola da Parentalidade e Educação Positivas e fará referencia ao nome da ação e a carga horária da mesma.

Para inscrições, clica aqui.
Para pedires mais informações, escreve-nos para cursos@parentalidadepositiva.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share