Os 3 conselhos para iniciar o ano da melhor forma

4.1.17


Crédito foto: Would You Mum


O Natal é quando um Homem quiser e todos os dias são um novo início. No entanto, convém manter alguma consistência e por isso é que o ano novo está cheio de esperança, determinação e de muitos 'agora é que vai ser!'

E para que esse entusiasmo dure, ficam aqui dicas para te inspirar e ajudar a manter a consistência:

Foca-te nas tuas virtudes
Um dos pontos base no meu trabalho de Coaching é trabalhar as forças dos meus clientes. Isto vem do princípio que não podemos nem conseguimos ser excelentes em tudo.
Uma das primeiras pessoas com quem trabalhei era da área das Ciências Humanas e tinha integrado, há pouco tempo, uma multinacional, numa função interessante e com grandes perspectivas para crescer internamente. Quando iniciamos as sessões de Coaching, a sua vontade era fazer muita formação no sentido de adquirir uma pluralidade de conhecimentos, acreditando que isso lhe iria trazer vantagem. Estava inscrito num Master, numa formação intensiva de contabilidade e já tinha identificado mais 2 cursos que queria fazer. Mas não se estava a tornar especialista em nada - ou antes, estava a tornar-se especialista na dispersão. Tinha sido contratado para fazer algo específico, que sabia e gostava de fazer.  Uma das grandes lições que acabou por tirar das nossas sessões de coaching teve a ver, justamente, com o facto de não termos de saber tudo e pedir ajuda e colaboração a quem sabe. Nós temos de nos focar naquilo que somos bons, continuando a nossa aprendizagem naquilo que é a nossa missão. 

Gentileza e generosidade
O Marshall Rosenberg, numa das palestras que deu, mencionou o caso de uma aluna que usava, de forma muito eficaz e competente, a linguagem não-violenta. No entanto, esta mesma aluna era incapaz de o fazer com a família mais próxima, nomeadamente a mãe e o irmão e martirizava-se por causa disso. 
A perfeição não é o objectivo e sim a melhoria contínua - talvez um dia ela fosse consegui-lo mas, se continuasse a sentir-se culpada, isso ia meter-se no meio.
Quantos mais atos de gentileza e generosidade conseguirmos realizar, mais atos semelhantes irão acontecer porque provocamos bem estar nos outros. 
Gentileza não é ceder, não é fraqueza nem é simpatia. Gostei muito desta definição para o significado de gentileza e desta para a generosidade.
A gentileza e a generosidade torna tudo mais suave e mais fácil. E é incrível como, por vezes, perdemos esta capacidade. Vamos usá-la, pelo menos, com os de casa. Porque mudar o mundo (e o teu ano!) começa dentro de casa.


Pessoas importantes
Estarmos com os outros é vital! E se não for possível estar, então ligar usando o telefone ou o skype e falar de viva voz!
Porque não marcar 2 almoços/lanches com pessoas importantes, todos os meses?
Eu marco um almoço com amigas e marco um almoço com a minha filha, todos os meses.


Estes podem não ser conselhos relacionados com foco, com determinação mas são dicas importantes para ajudar a nossa vida a ganhar mais suavidade e significado.


[Para marcação de sessões de Coaching, envia-nos um email para: info@parentalidadepositiva.com]

Deixa os teus comentários a seguir e, para inspiração contínua, não deixes de nos seguir nestas redes sociais:




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share