Sabes porque é que o período entre os 3 e os 5 anos é tão importante?

28.10.16
Para muitas crianças, os 3 anos (ou os 2 anos e meio) marcam a entrada no pré-escolar.
Vejo alguns pais preocupados, alguns com enormes sentimentos de culpa por terem já de deixarem os seus pequeninos longe de si. Outros tantos já se habituaram - ou não tiveram alternativa ou optaram mesmo por os colar na creche com poucos meses.

Independentemente disso, gostava que visses o período até aos 5 anos como uma das fases mais importantes na vida dos teus filhos. É nesta altura que o seu cérebro é capaz de absorver tudo aquilo que lhes dermos. E o auge deste período situa-se entre os 3 e os 5 anos. Porquê? Devido à enorme plasticidade cerebral desta altura. Não temas por isso a entrada na escola porque ele vai estar exposto ao mundo.

Por este motivo é que é fundamental darmos qualidade e valor. E começamos por onde? Começamos por ensinar o mais importante, as 3 competências fundamentais que uma criança tem de ter.


- Eu sou capaz [autonomia]

- Eu tenho valor [auto-estima]

- As minhas escolhas têm impacto [responsabilização]




Será que temos tempo para trabalhar isto tudo até aos 6 anos? Ora bem... ter temos mas não podemos ficar à espera que isso aconteça por si. Como te disse aqui, já muito está gravado na cabeça dos nossos filhos, aos 3 anos. Há um sistema de crenças em rápida formação, há mais de 1000 dias vividos, cheios de experiências.

Os primeiros 6 anos de vida são por isso determinantes na vida de uma criança e ela é capaz de aprender tudo. Que possa aprender a ser autónoma, a estimar-se e a reflectir. Que lhe possamos dar o melhor também em termos de aprendizagens e vivências.

Espreita este Ted Talk. E se quiseres saber mais, sejas tu profissional ou apenas um amante deste tema, junta-te a mim dias 7 e 9 de Novembro, no final da tarde, para trabalharmos os 3 pontos que farão toda a diferença na vida das nossas crianças. No DBarriga, no Porto.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share