1 DICA FUNDAMENTAL PARA CRIAR CRIANÇAS EMOCIONALMENTE INTELIGENTES

18.10.16




Nos últimos tempos tenho estado a intervir bastante e diretamente junto de escolas, instituições e diretamente com técnicos e também na própria Pós-Graduação que lancei.

Verifico, recorrentemente, que nos concentramos apenas num lado - na criança. Olhamos para ela, queremos mudá-la e embora saibamos que ela é o resultado de uma série de processos, a verdade é que insistimos apenas em olhar para ela. E há muito mais para além dela. Existimos nós e depois existe o ambiente que a rodeia.

E o ambiente é fundamental, como já o disse várias vezes neste blogue. É crucial que paremos de avaliar constantemente a criança e os seus resultados e que passemos a olhar também para o que a rodeia. Será que o espaço onde ela se movimenta é rico o suficiente para a estimular? Está adaptado para que possa brincar e explorar? Está arrumado, livre de brinquedos ou objetos perigosos, partidos e que já não sirvam para nada? Promove o contacto com a natureza?

A inteligência de qualquer criança forma-se com o mundo que a envolve. Com os adultos, é certo. E também com o espaço. E é uma pena que as novas escolas não possuam espaços verdes dignos desses nome e dignos também de qualquer criança que está a aprender e a crescer.

Em casa e na escola temos como dever zelar para que a criança tenha um ambiente físico (emocional também, mas hoje falo sobre este aspeto) adequado. Uma criança tem mais vontade de brincar, cuidar e arrumar quando o que a envolve está organizado e ordenado. Uma criança sente-se mais calma, mais estável quando existe esta harmonia (beleza, até!). Não são detalhes. Ou antes, é um detalhe crucial.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share