Devemos dar prendas no Dia da Criança?

1.6.16
No Sábado, quando estava no mercado com a minha filha, ela estava muito entusiasmada a falar-me sobre o dia 1 de Junho, que é o dia da Criança.
E a dada altura perguntou-me qual era a prenda que lhe ia dar. Eu parei o que estava a fazer e disse-lhe:
- Porquê uma prenda?
- Porque é o dia da Criança e todas as crianças têm prendas. Tal como tu tens no dia da mãe.

Então perguntei-lhe se ela sabia porque se celebra o dia da criança. Não sabia. Expliquei-lhe que é um dia que deve ser sempre lembrado porque há ainda muitas crianças que não vão à escola, que trabalham em vez de brincar ou aprender. Há crianças que vivem em países de guerra e que passam por coisas horríveis. Então este dia tem de ser lembrado para que nos possamos, pelo menos uma vez por ano, mobilizar e agir para as ajudar. Todas as crianças precisam de ser protegidas e precisam de crescer em locais seguros, emocionalmente e fisicamente.
Que seja um dia em que, para além disso, nos lembremos que a infância é um lugar muito especial.

Se lhe vou dar uma prenda? Claro que vou! Vou dar aquilo que lhe dou todos os dias: tempo, dedicação, brincadeira e hoje vou organizar tudo para chegarmos a casa e fazer o bolo que a minha miss me anda a pedir para fazer desde o início da semana. E quando o estivermos a comer vou perguntar-lhe como celebraram o dia na escola e voltar a lembrar porque razão é que este dia realmente existe e é importante ser celebrado.

Correndo o risco de parecer insensível, não sei onde é que fomos buscar a ideia que no dia da criança lhes temos que oferecer "uma coisa". É tão importante, nos dias de hoje, vermos para além do que parece evidente.
Na verdade, acredito, muito francamente, que é insensível da nossa parte oferecer "coisas" só porque dizem que é suposto oferecer. Estamos a confundir tudo. O dia da criança não existe por causa das prendas. Deve ser celebrado porque as nossas crianças têm a felicidade de viver num país livre, com acesso ao ensino e à saúde e deve ser uma ótima oportunidade para colocarmos as coisas em perspectiva.






7 comentários:

  1. Magda, tornei-me sua seguidora, não só porque orienta de forma muito positiva e pro-activa e porque tudo o que escreve está cheio de bom-senso. Parabéns!
    Ana Fernandes Pinto

    ResponderEliminar
  2. Magda, tornei-me sua seguidora, não só porque orienta de forma muito positiva e pro-activa e porque tudo o que escreve está cheio de bom-senso. Parabéns!
    Ana Fernandes Pinto

    ResponderEliminar
  3. Magda, tornei-me sua seguidora não só porque orienta de forma muito positiva e pro-activa mas porque tudo o que escreve está repleto de bom senso. P

    ResponderEliminar
  4. Bom dia! Eu também não dei prendas, no dia da criança, aos meus rapazes, no entanto recebi uma, o seu livro "Berra-me baixo" 😃
    Confesso que não a conhecia, embora tenha lido ultimamente algumas coisas sobre a parentalidade positiva, e bem que preciso, porque deste lado está difícil...
    Quem sabe com a prenda que recebi tudo melhore e se torne uma prenda para todos, principalmente para minhas crianças!

    ResponderEliminar
  5. Eu concordo consigo e vou tentar aplicar esse conceito lá por casa!😃

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share