Descansar nas férias? E férias em segurança? A Praça | RTP 21 de Junho 2016

24.6.16





As férias nem sempre são sinónimo de descanso. Ainda assim, como é que podemos garantir que descansamos?

Há duas formas de termos descanso: ou ter alguém que trate e se ocupe das crianças. Quando isso não é possível, então o nosso melhor aliado são as rotinas, mesmo em férias?

Porquê? Porque sabemos todos com o que contar e não ‘inventamos’ tanto. Saber que de manhã vamos para a praia e que almoçamos em casa para que o mais pequeno possa fazer a sesta dá-nos a possibilidade de antecipar, partilhar as rotinas e conseguir melhor a cooperação dos miúdos. As atividades podem ser diferentes todos os dias mas a coerência da rotina é o que nos dá segurança e nos permite descansar ou, pelo menos, não estar sempre em estado de alerta permanente - uma coisa é atenção e outra é alerta.



O que é que os pais devem ter sempre com eles, numa mochila, de prevenção?


Apenas o básico. No verão: protector solar, toalhitas, anti-nódoas negras, paracetamol, água e borrifador. Canetas, papel e um jogo fácil para toda a família.


Quais são as medidas preventivas que os pais devem ter em atenção?

Ensinar o nome dos pais e os numeros de telefone
Quando chegam a um local mostrar onde é que é o ponto de encontro caso se percam
Ensinar os filhos a procurarem ajuda quando se perdem: pedir que se dirijam a uma mãe ou a um segurança e que lhes digam que estão perdidos. Toda a gente ajuda. E treinar, claro.
Aderirem ao programa Estou Aqui, da PSP.
Ensinar uma palavra passe - se alguém disser que foi a mãe e o pai que te mandou vir buscar, pede-lhe a palavra passe. Se a pessoa não souber, não vás.



LINK AQUI



Numa praia ou numa piscina ou até num espaço cheio de pessoas, o que é que os pais devem saber?
Devem ensinar à criança que nunca entram na água sem terem um adulto com eles e sempre com braçadeiras, caso ainda não saibam nadar.

Deverão colocar nr. telefone dos pais escrito no braço ou numa peça de roupa, por exemplo, caso a criança ainda não o saiba.

Devem ensinar a criança a pedir ajuda no caso de se perderem.

No caso da criança se perder é normal que a criança caminhe contra o sol porque este é intenso - e então deverão ir nessa direção.

Finalmente, e em termos de roupa, o ideal é colocarem um chapéu cheio de cor ou uma roupa com cor intensa para os conseguirem ver ao longe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share