PROTEGER O TEMPO LIVRE DA CRIANÇA - TPC tradicional e obrigatório foi abolido no ensino básico no agrupamento de Carcavelos

15.1.16
Não sou completamente contra os trabalhos de casa. Acredito que há alturas em que é importante repescar a matéria, treinar um pouco mais em casa e até partilhar as aprendizagens. Na verdade, aprender poderia ser um prazer para todos e isso sim, motivaria ainda mais. E esta medida é tão boa e bonita!

Conheço escolas que só distribuem os trabalhos de casa (que mais não é que rever e recordar a matéria que foi dada) e que o fazem à sexta-feira. Dão assim a possibilidade ao aluno de escolher se deseja fazer os trabalhos logo no fim-de-semana ao ao longo da semana, uma vez que cada trabalho tem um dia específico para ser entregue. E isso dá uma liberdade enorme à criança (e pais) e também a responsabiliza. No casa de haver uma saída o fim-de-semana todo, uma festinha ou algo extraordinário, a criança pode decidir fazer os trabalhos ao longo da semana. Ou fazê-los todos, no Sábado de manhã.

No entanto, esta não é a realidade para muitas famílias que conheço. Os curriculuns são demasiado extensos e muitas vezes o professor não consegue dar a matéria toda e transforma-a em TPCs. Por outro lado, há alturas em que é apenas impossível - é demasiado TPC! E isso cria tensões em casa 'faz os TPCs!', 'não fazes isto enquanto não acabares a ficha'. Tanta pressão que se  coloca  na criança que, ao não conseguir gerir a avalanche de coisas para fazer se considera uma nulidade e incapaz... e não lhe dá tempo para o quê? Para o fundamental que é a brincadeira e o descanso.

Acredito, tal como esta escola, que existem outras formas de promover a aquisição das competências escolares - o que aprendemos na escola serve para o dia-a-dia. Então que possamos todos ajudar os nossos filhos a fazerem as contas quando vamos ao mercado com eles, a lerem as instruções de um produto em inglês. Vamos mostrar onde ficam as regiões em Portugal ou simplesmente levá-los a passear na nossa terra e mostrar como tudo se encaixa. Gosto muito desta possibilidade que a professora dá aos alunos porque os envolve e responsabiliza! Que bonito!

É uma medida ousada e corajosa! ! Mas são medidas importantes quando se foi longe de mais!

Tudo aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share