Bom de ler | #4 A viagem de Peludim #bomdeler

22.1.16


A melhor forma de protegermos os nossos filhos é esclarecendo. Yep, nunca foi escondendo o que quer que fosse. E este é, justamente, o destino desta viagem.
Este livro ajuda-nos a falar sobre educação sexual de forma objectiva e lúdica. Basicamente, é um livro que nos facilita a vida e é, ao mesmo tempo, uma arma única no combate à violência sexual por ajudar as crianças a conhecer o seu corpo e protege-lo.



Foi graças à Maria Capaz que conheci as duas autoras e por isso o livro ainda me diz mais (mentira, a Vânia ainda não conhecia pessoalmente mas andamos sempre a trocar emails e falámos ao telefone!).

A doce Sara, que adoro e admiro, mãe de 4 (!!!), escritora maravilhosa e a Vânia, psicóloga e sexóloga, divertida, perspicaz e generosa, que trabalha com muitos jovens e adultos. Ambas, defensoras da promoção da igualdade e do respeito da liberdade dos outros. Ambas a fazerem um trabalho de fundo na nossa sociedade.

Porque gosto tanto do Peludim?

Esta imagem diz-te tudo!




Mais sobre o Peludim? Continua a ler aqui!

A viagem de Peludim permite abordar outros conceitos de forma subtil, convidando as crianças a aceitar a diferença, por exemplo que não existe mal algum de um menino brincar com uma boneca, ou de uma menina gostar de uma bola, de respeitar a família, de cuidar e proteger o seu corpo. Guia para pais e guia de Propostas para trabalhar as temáticas O livro contem, ainda, duas partes importantes dedicadas aos que educam as crianças que são convidados a ler o livro e a explorarem, através de ícones presentes em algumas páginas, vários temas. Estes guias permitirão conduzir a leitura e a resposta às varias questões. A história poderá ser contada por partes, temas, se a criança for mais pequena, explorando-se as atraentes ilustrações, ou ser explorada de forma mais estimulante com as mais velhas. Perguntas sobre Peludim 1) Como surgiu a ideia de escrever um livro deste tipo? A viagem de Peludim surgiu de uma necessidade que as autoras sentiram por parte das famílias e comunidade educadora. A ausência de recursos que explorem as temáticas presentes no livro fizeram nascer esta obra.
2) A quem se destina Peludim? Peludim é um livro para as crianças e para todos os que se relacionam com elas e que logo fazem parte da sua educação, família, educadores, professores. Em relação ás crianças é um livro versátil que pode ser explorado com uma criança do pré escolar e que pode ser aprofundado com as mais velhas, primeiro ciclo, podendo ainda ser um recurso importante para as crianças com necessidades educativas pelas suas ilustrações simples e atraentes. 3) Quem são as personagens? O livro tem 3 personagens centrais, Peludim, um ser de um planeta longínquo, Peludão que precisa descobrir quem é e que se aventura numa aventura e que chega ao nosso planeta e conhece um casal de gémeos, Clara e Vicente que o guiarão na procura das suas respostas. 4) O que se pode aprender com a Viagem de Peludim? Durante a historia, abordam-se várias temáticas importantes para o saudavek desenvolvimento da criança. Reflete-se sobre género, abordando-se de forma direta o comportamento mais comum, o brincar, as diferenças do corpo, a reprodução, o nascimento, tudo isto de forma objectiva e criativa de forma a que as crianças aprendam os conceitos de forma lúdica. 5) Porque é que este livro é importante para a prevenção do abuso ou violência sexual? Porque ensina às crianças a conhecer o seu corpo, a cuidar dele e a proteger-se. Se as crianças conhecerem as suas partes intima terão mais facilidade em comunicar comportamentos desadequados. No guia para os que educam, convidamos a que se identifique uma figura de confiança e que receba dicas importantes de proteção. Inúmeros estudos confirmam que a forma mais eficaz de prevenir a violência/abusos é a educação sexual adequada, referindo ainda que 1 em cada 5 crianças são alvo de alguma forma de violência sexual, é por isso urgente capacitar todos os que desejam protege-las de forma adequada. 6) Como pode Peludim tornar as crianças mais felizes? Dando-lhes respostas para as suas perguntas e capacitando-as para temas que tantas vezes são ignorados e que podem condicionar toda a sua felicidade. Capacitando educadores, através de algumas ofertas formativas, como palestras, sessões de esclarecimento, formações, visitas à escola…vamos fazer com que Peludim se torne num parceiro cujo objectivo seja a protecção e defesa dos interesses das crianças. 7) Quem são as autoras e como se juntaram nesta aventura?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share