Porque razão os 6 anos de vida são os mais importantes... ou não!

27.7.15


Muitos autores referem-se aos 6 anos de idade como a idade limite em que acontece tudo aquilo que é mais importante. Se as bases não forem passadas até lá, o trabalho que se segue é muito mais difícil, dizem.

É evidente que há muito trabalho pela frente - mas o que os autores querem dizer com isto de que tudo se joga antes dos 6 primeiros anos tem, sobretudo a ver, com o sistema de crenças que a criança desenvolve. Aos 6 anos ela tem a oportunidade de ver o mundo através de uma determinada lente [a sua, naturalmente], de construir uma ideia de quem ela é - não apenas por aquilo que lhe é dito mas, sobretudo, pelas experiências que terá até lá e também, evidentemente, por aquilo que ela é.

Por isso, se tens filhos pequeninos, a minha sugestão é que invistas bem o teu tempo, paciência e foco porque valerá a pena.


E quem já passou os 6 anos? Sabendo que o sistema de crenças já existe, e sabendo também que a capacidade em dialogar e escutar é maior [assim como a participação deles em mais actividades, o facto de conseguirem ficar acordados mais tempo, terem vontade de nos acompanhar] joga a favor, então vamos lá investir na relação e nos valores que ainda vamos a tempo de transmitir.
Nenhuma criança merece que os pais desistam dela! Nenhuma!


1 comentário:

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share