Autonomia e mimo?

22.4.15
Há imensas coisas que os miúdos podem fazer em casa, desde pequeninos! Levar a fralda ao lixo, gerir [connosco] o orçamento familiar, serem eles os 'chefs', convidarem amigos e organizarem tudo... Se os queremos envolvidos, eles também devem poder opiniar e participar.

Há coisas básicas que os miúdos devem fazer sozinhos como lavar a cara, os dentes. A partir dos 5 anos muitos conseguem tomar um duche sozinho. No entanto, há tarefas como as acima descritas que são difíceis de acontecer de forma totalmente autónoma. Dá a impressão que a criança está com 'mimo'. Na maior parte das vezes ela está é com... falta dele! O que é que eu quero dizer com isto?
Há alturas que os miúdos, de forma insconsciente 'raptam' os pais. Nestes momentos de higiene, em que acabamos por os ajudar, nas alturas em que dizem que não conseguem comer sozinhos [e já o sabem fazer tão bem] e quando ou não conseguem adormecer sozinhos ou acordam a meio da noite.

Grande parte das situações que escrevi acima são resolvidas fora da situação propriamente dita. Como? Com mais atenção, com mais tempo exclusivo do bom. O que a criança está a fazer é, como disse, raptar os pais que, como não têm como lidar com a situação, acabam por fazer por ela. E a criança passa a ter o que precisa - a atenção dos pais. Pode parecer complexo e até um paradoxo mas, se voltares a reler tenho a certeza que vais perceber exactamente do que falo.

Ora, para que a criança passe a ser mais autónoma, a questão da afectividade tem, forçosamente, de existir.

Já tinhas pensado nisto?

Amanhã tenho sugestões práticas!





A autonomia é um dos temas que são abordados no workshop sobre A Auto-Estima da Criança e também no workshop da Autoridade e Obediência. Estes workshops realizam-se no dia 8 e 10 de Maio, respectivamente.Outros temas deste ciclo de workshops, aqui.


1 comentário:

  1. Eu preciso de ir comprar o livro a correr... sinto mesmo o chão a fugir-me!
    E acho que a culpa é minha! :S

    Um beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share