2 frases para resolver conflitos entre irmãos

13.4.15
Quando os miúdos se pegam, as nossas dores de cabeça podem ser ainda maiores.

Se é verdade que os irmãos se deviam defender a todo o momento, também é verdade que as maiores guerras acontecem dentro de portas. Infelizmente, não conseguimos nem podemos fazer com que os nossos filhos gostem um do outro - mas podemos ajudá-los a saberem-se respeitar e a serem mais tolerantes - isso sim, é fundamental.

Abaixo ficam 2 frases que ouvimos com regularidade e 2  propostas de respostas mais... positivas!

Mãe, o João chamou-me estúpido!
Resposta tradicional: João, que seja a última vez que te oiço chamar nomes ao teu irmão! Ai a minha vida!!
Resposta adequada: Vasco, parece que ficaste mesmo magoado com o teu irmão, não foi?

A partir daqui posso explorar a forma como o Vasco se sentiu e que tipo de resposta este filho pode dar ao irmão - a que gostaria de dar e a que se sente capaz de dar. Não devo ser eu, mãe, a resolver os conflitos entre irmãos [a menos que possam colocar em causa a segurança] - mas quando os escuto estou a ajudá-los a encontrar estratégias de resolução de conflitos.

Estou farta do meu irmão - a mãe está sempre com ele ao colo e a mim nunca ninguém me liga.
Resposta tradicional: Maria, pára já com isso, não vês que o teu irmão tem um ano e meio? Tu és super pesada!
Resposta adequada: Maria, gostavas que eu passasse mais tempo contigo, não era, filha? E que tivesse braços cheios de músculos para te trazer ao colo, não era?
Está na hora de fazer um dia do filho único! A sua filha sente falta de si!!


Mais infos sobre a Pós-Graduação 



2 comentários:

  1. E quando a queixa e: O Joao tirou-me o brinquedo!!!? Qual a melhor forma? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Magda. Parabéns pelo teu blog e livro, são uma mais valia para qualquer mãe (e pai), bem hajas por todo o teu trabalho e empenho. Sou visitante assídua do teu blog. Ultimamente a página está sempre a saltar para baixo e para cima (não sei se é do formato das fotos) torna-se difícil ler os posts, é frustrante! Será que dá para resolver a situação? Desde já agradeço.

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share