O meu Berra-me Baixo

1.2.15
Amiga sem filhos e muito curiosa acerca desta temática toda diz:

-Sim, eu percebo o que tu dizes mas por vezes tenho dificuldade em materializar... quando falas em modelar ou quando falas 'no segundo em que percebes que vais gritar' e decides não fazê-lo... Dá-me lá um exemplo de quando isso acontece na TUA vida. Sim, porque acontece, ou não? Tu já não te passas e isso não te faz nada?

- Claro que faz! Olha, dou-te já um exemplo. Chegar a casa às 19h30. Está aquela chuva molha tolos [e como molha!]. Tenho o saco da dança, a minha mochila com o PC, a carteira, a mochila do pequeno e mais um saco cheio de tralha para tirar do carro. Ah! E tenho o pequeno que, num dia assim, vem ao colo porque da garagem a casa são 2 minutos ao ar. Tenho a mais velha a reclamar que a mochila dela [que está vazia!!] pesa imenso e que não tem força e que não a quer levar.
Já liguei ao marido, ele está mesmo a chegar. Não tenho jantar preparado, não tenho ideias mas o telm está na mala e agora não dá para o tirar e pedir que marido vá buscar o jantar.
Chegamos a casa e temos 23 degraus para subir. Continua a chover, os sacos escorregam.
Oh mamã mas eu não posso mais [choraminga]! Esta mochila é mesmo pesada.
Nos meus braços ele começa a mexer, a querer descer e a gritar com a força toda 'Chão'. E como quer o chão!!!
Eu tenho 23 degraus para subir, sacos em mim, nos braços e chove. Mais um puto que grita e esperneia pelo chão e ela a choramingar!
E juro-te que me apetece mandar dois berros, largar tudo e ir à minha vida. Tudo, dura 1 segundo. E juro que quase que sai. E eu penso 'para quê? que culpa é que eles têm? e nem é a primeira vez'.
E então digo - vá, dá cá a mochila! Uiiii.... coitadinha de ti que tens de carregar com isto tudo! [num tom de gozo que ela consegue aceitar e sorrir! - podia ter corrido mal mas o mimo de levar a mochila significou atenção e o colo que não lhe posso sempre dar - e caramba, eu podia com a mochila dela!] e pronto, eis que batemos a porta, pousamos sacos e mochilas e aquela tensão que podia ter existido e estragado o início do serão, não existe.
São escolhas!
Confesso que muitas vezes escolho 'passar-me' com os adultos mas com as crianças? Nãaaa.....

6 comentários:

  1. É mesmo só uma questão de "escolha", mas às vezes um "raios" é tão mais pronto!
    Felizmente é cada vez menos :)

    ResponderEliminar
  2. O desafio berra-me a baixo é uma forma de ter alternativas ao não gritar, ao estabelecer o tal vinculo e bla bla bla ou é simplesmente dizer Sim a tudo e com isso evitar o grito?

    É que ceder a um mimo para evitar o grito e o choro é muito fácil...acho que o desafio é mesmo manter o Não sem gritar e lidar com o choro sem ceder.

    Sinceramente eu prefiro que ela chore, que ela perceba que não pode ter tudo a maneira dela, que saiba lidar com a frustração do que ter uma menina mimada que não se pode dizer um não que começa com aquele choro fingido que não é choro não é nada só para irritar quem está a volta e ceder à sua vontade.

    Mas isto é obviamente a minha opinião.

    Mary

    ResponderEliminar
  3. Gosto de te ler com exemplos...é mais fácil interiorizar ;)

    ResponderEliminar
  4. isso queria eu ver na hora, na realidade
    é que escrevendo sobre seja o que for é tão facil de fingir que não acontece
    o dia a dia não é bem assim, pode acontecer de vez em quanto, mas sempre sempre ah ah ah
    e sim, eles têm que saber lidar com a frustração desde muito cedo, a vida é dura e nem sempre temos alguem ao nosso lado que nos carrega a mochila só porque sim!!!!

    ResponderEliminar
  5. Também gostei muito de ler o exemplo, parabéns pelas atitudes. O meu pequenino só tem 8 meses, claro que nunca lhe berramos, mas quero muito quando ele começar com este tipo de atitudes conseguir não berrar e ver sempre o lado dele... Vamos ver como será a minha paciência e criatividade nesses momentos :)

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share