O meu filho não dá valor a nada...

11.11.14
Como é que eu ensino o meu filho a dar valor às coisas?
Como é que eu lhe ensino que nós somos mais do que aquilo que temos?
Que é, de longe, preferível sermos melhores pessoas do que termos mais coisas?

Ensina-o a dar valor a ESSAS coisas...! E como?

Dizendo que há meninos que passam fome, que não têm brinquedos? Dizendo que 'se estragares este não há outro?' Acreditas que isso funciona mesmo e que forma o carácter da criança?

Pois... pois não! Então como é que fazes isso tudo?

Com um caderno da gratidão.

No final do dia senta-te com ele e saboreiem o que de melhor teve o vosso dia.

Lê mais sobre

Gratidão

Desafio gratidão


Como fazer isto, tim-tim por tim-tim

Logo à noite chega a casa com um caderno vazio e entrega-lhe. Entrega-lhe quando for um bom momento. Podes também contar-lhe que leste este meu post e que tens contigo 2 cadernos: um para ele e outro para ti, por exemplo. E que para ti é importante fazeres isto com ele porque queres que saiba porque é que estás grata pelo teu dia.

O teu filho não escreve? Não faz mal! Escreves tu e depois lês o que escreveste.

Dica: lê os links acima.
Dica 2: Faz isto 3 vezes por semana e anota as 3 coisas mais importantes desse ou desses dias. Pronto, se houver 5 coisas nas as deixes de fora. Fixa os dias : segundas, quintas e sábados, por exemplo.
Dica 3: Insiste! Não é porque estás com sono ou está frio que não vais fazer. Cria um ritual e vais criar um hábito. A ideia não é apenas criar um ritual. A ideia não é apenas ensinar o valor das coisas. A ideia é ensinar felicidade.

3 comentários:

  1. Excelente ideia! Cá em casa já fazemos isso em alguns momentos, mas transformar esses momentos em rotina é fantástico!

    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Excelente post, uma óptima ideia! Uma temática muito importante e essencial para o futuro de todos :)
    A minha filha tem 3 anos, acha que já posso fazer o caderno ou ainda é cedo? Noto que já começa a necessitar. Por exemplo, quando a fui buscar à escola disse-me: "mama, o "X" é meu amigo, dá-me bolachas". Tentei explicar-lhe que não era o facto de dar ou não bolachas que fazia do "x" amigo. Mas percebi que não tinha sido bem sucedida quando me voltou a repetir o mesmo em relação a outra amiga 2 dias depois....

    Caso ainda seja cedo para o caderno, como é que eu ensino a minha filha de 3 anos?

    ResponderEliminar
  3. Adoro a Ideia.... eu já faço isso e partilho com a Filha, mas pô-la a fazer isso, realmente faz toda a diferença!
    Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share