CONSULTÓRIO DE PARENTALIDADE | O STRESS DO JANTAR DE NATAL

24.11.14


CONSULTÓRIO DE PARENTALIDADE | A CHEGADA DO NATAL

Publicado por: Magda Dias

Caso: Fico sempre ansiosa com a chegada do Natal por causa da festa em família. Parece que toda a gente tem opinião, toda a gente se mete e eu dou comigo até a ser ofensiva com o meu filho quando sei perfeitamente que não queria fazer nada daquilo. Parece que faço para agradar aos outros e é um perfeito disparate mas… tenho a certeza que não sou a única a não saber o que fazer nestes dias!


PUBLICADO ORIGINALMENTE NO EU, MÃE

Ai o Natal e as festas em família… os primos, os tios e os avós, as atenções ou a falta delas… Tudo a ajudar para que a criança, mesmo que seja uma calminha, fique em pulgas e fora de controlo… ou quase! Como fazer com que a situação corra da melhor forma possível?


Avisa o teu filho: onde vão, como vai ser e qual o comportamento esperado. O ‘porta-te bem’ é completamente vazio e não diz absolutamente nada. Sê concreta e específica: vamos jantar sentados à mesa e quando acabares podes sair para correr com os teus primos.
Quando vires que ele está a entrar num grande estado de euforia, vai ao pé dele, agarra nele com calma, puxa-o ao lado e pede-lhe que ande com calma. Mas não o largues logo. Tens de sentir que ele já se acalmou e possivelmente a forma disso acontecer é levando-o a tomar um copo de água, ao quarto de banho… enfim, fazendo mesmo uma pausa. Procura que a tua intervenção faça sentido e que seja adequada e não apenas um capricho.
Fica próxima sempre que sentires que pode ser útil.
Encontra espaços para que os miúdos se possam divertir, correr, gritar – é uma festa e é normal que eles queiram fazer essas coisas todas. Em vez de estares sempre a controlar, cria-lhes um espaço.
Pede ajuda ‘eu estou a ver que estás a adorar correr e gritar – eu também fico feliz quando estou com a família! E vocês correm de um lado para o outro, tão maluquinhos que são! Agora vamos passar à sobremesa por isso vamos todos para a mesa e quando tivermos acabado vocês podem logo vir para cá brincar aos maluquinhos de novo!
Sê empática: ‘Meu querido, estou a ver que estás magoado… o que aconteceu? Tu e o teu irmão zangaram-se… porque ele não te empresta a bicicleta do primo?... Hmmm… e tu queres mesmo ir andar nela, não é? Como podem resolver isto?
Respira fundo! Os miúdos vão sempre portar-se de forma mais ou menos adequada, isso é normal por isso quando estiveres a ficar desfocada, lembra-te de te retirares, com o teu filho, e pensares numa espécie de mantra onde dizes claramente que ‘o importante é o meu filho!’ Afinal de contas, vais para casa com ele e não com o resto da tua família. E quando se estiverem a meter contigo, mais um vez respira fundo e faz ouvidos de mercador. Tu é que sabes, tu é que és a mãe. E se tiveres de responder alguma coisa diz ‘Está tudo bem, estamos a resolver isto’
Aproveita as festas! São as memórias que construímos agora que vão ser lembrados por eles, no futuro. Boas festas!



Magda Dias é coach e formadora nas áreas comportamentais e comunicacionais há mais de 12 anos. Porque sabe que os comportamentos se escolhem e que ‘comportamento gera comportamento’, aborda as questões parentais e da educação positiva através dessa lente. Com certificação Internacional em Inteligência Emocional, em Educação Positiva e em Coaching, esta mãe de duas crianças é a autora do blogue Mum’s the boss e do site ParentalidadePositiva.com


Educar da cabeça para o coração ®, e portanto para a felicidade, é o mote.
Conheça o seu trabalho mais emblemático num dos blogues mais lidos em Portugal: mumstheboss.blogspot.com

Site: Parentalidade Positiva.

Participe nos workshops ou marque uma sessão de Coaching e Aconselhamento Parental. Veja como, aqui.

Quer ver as suas dúvidas de parentalidade respondidas pela Magda? Envie-nos um email para global@eumae.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share