Caim e Abel - guerra entre irmãos

27.11.14
Sentimos que temos obrigação de nos metermos nas brigas dos nossos filhos. Não fazê-lo pode dar-nos a sensação de abandono, de desleixo ou até de permissividade.

Mas a verdade é outra - na grande maioria das vezes, quando nos metemos, estamos a aumentar a possibilidade de se 'pegarem' de novo. Estamos a escolher um que é culpado e outro que é vítima e a perpetuar, mesmo não sendo de todo essa a noção intenção, a situação.

Vale a pena pensares nisto quando eles estiverem a brigar... pode ser que a tua resposta seja um pouco diferente. Como é que normalmente fazes? O que é que podes fazer diferente?

Ontem enviei uma newsletter sobre este tema dos irmãos - podes lê-la aqui.
E recebi uma mensagem de uma mãe a dizer-me que não é fácil lidar com as brigas dos filhos. Respondi-lhe 'Eu sei'. E depois pensei... 'mas a verdade é que eu não tenho de lidar com as brigas deles... não são as minhas brigas. São as deles. Só tenho de os ajudar, naquele momento e em todos, a lidarem um com o outro, a dizerem as suas verdades'.

De novo: Não vou eliminar o conflito - vou ajudá-los a terem ferramentas para comunicarem um com o outro, da melhor forma, mesmo quando discordam um do outro.
Estás a ver a diferença?
Anota isto, por favor!

E se este tema te parece interessante, partilha com os teus amigos. Clica nos botões de partilha, em baixo ou envia o link aos teus amigos.




Os conflitos  são um dos temas que são abordados no workshop sobre A Auto-Estima da Criança e que se vai realizar no próximo dia 8 de Maio, em Lisboa.
Outros temas deste ciclo de workshops, aqui.



1 comentário:

  1. se entre filhos dos mesmos pais isto acontece, imagine entre meio-irmãos... muitas vezes o metermo-nos implica sermos acusados de "escolher" o nosso filho, em vez de escolhermos ser justos.

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share