3 dicas imediatas para trabalhares a Auto-Estima do teu filho

2.10.14
Não sei se sentes o mesmo, mas o mundo tem-se tornado num sítio estranho, cheio de radicalismos e ameaças. Há coisas maravilhosas, claro que há, e não podemos deixar que estas coisas todas nos tirem o sono ou nos criem medos constantes. Mas creio que é impossível não pensar no nosso futuro, e sobretudo no futuro dos nossos filhos, sem nos questionarmos de como é que vai ser...

Uma coisa é certa - os nossos filhos vão 'à vida deles', e por isso aquilo que podemos fazer é desejar e ficar a torcer que corra tudo pelo melhor.

A verdade é que a sorte conta mas não é tudo. Conta saberem e conseguirem tomar as melhores decisões e em parte isso reside numa auto-estima saudável. E auto-estima não é só gostar de si.
Auto-estima envolve uma série de conceitos como a capacidade de dizer a sua verdade, de respeitar os outros e de se respeitar a si. A resiliência, o auto-disciplina e a auto-imagem são também outros conceitos. 

Dicas para trabalhar a auto-estima do seu filho, todos os dias

1. Brinca com ele
Brincar é estar num mundo bom e melhor e fazê-lo com os pais é incrivelmente especial para os miúdos. Acredita que eles gostam mesmo de nós [nascem com um chip do amor incondicional] e quando nós entramos no mundo deles, eles ficam ainda mais felizes. Porque é que isto importa? Porque somos nós que vamos ao mundo deles e isto significa que damos valor àquilo que eles gostam, àquilo que eles são. Quando gostamos de alguém, estamos interessados no que a pessoa faz, naquilo que ela é e damos-lhe valor. Auto-estima é o valor que temos. É ou não é?

2. Ensina-lhe coisas 
Ensinar coisas a um filho é das formas mais valiosas de lhes dizermos. sem ser por palavras, que os amamos. E parte da auto-estima constrói-se na forma como a criança se sente amada. E se neste fim-de-semana fores procura de folhas com ele e construíres um herbário? Que tal a ideia?

3. Oferece-lhe um caderno e uma caneta e inaugura o caderno da gratidão

A Auto-estima passa também por estarmos gratos com o que a vida nos dá [não estou a dizer satisfeitos e sim 'gratos']. Um coração sossegado, que é feliz por si não escolhe por reacção ou por confronto. Trabalhar a gratidão é por isso fundamental para que a criança [e futuro adulto] possa decidir da melhor forma.



E no próximo fim-de-semana [11 e 12 de Outubro] vou estar em Lisboa para os últimos workshops do ano, na Capital. Num deles vou falar exclusivamente sobre a Auto-Estima.

Ainda te podes inscrever no workshop da Auto-Estima [Lisboa  | Porto ] e no Pais Felizes = Filhos Felizes.





1 comentário:

  1. Magda,
    Ás vezes não é facil.
    Desde que a Maria (6ms) nasceu e por coincidencia e motivos profissionais,uma ''certa ausencia'' do pai, não consigo dar ao Mateus (5 anos) toda a tenção que ele precisa.
    Eu digo a toda a gente que temos tempo para tudo, basta querer...mas afinal não é assim tao verdade.
    Nos chegamos a casa ás 18.20h. Deixo o ver desenho animados (pq é o que ele quer fazer) até as 19h (e entretanto ponho a mesa, acabo o jantar, vou entretendo a Maria, ponho as coisas para o banho dele, arrumo a roupa passada a ferro etc etc). Ás 19h dou-lhe banho. As 19.30h ponho-o a jantar ( se já me desagradava o facto de não termos jantares em familia, porque ás 19.30h é impossivel, agora nem perto dele consigo estar pq dou jantar á Maria normalmente tb á mesma hora). Acaba de jantar (eu ainda com a Maria), quer ver televisão e brincar. Eu acabo de dar jantar á Maria, ponho a em qq sitio que não chore...parque, baloiço... e acabo o jantar (meu e do pai). O Pai chega ás 20.30h. Jantamos os dois e vou deitar o Mateus ás 21h/21.15h. Leio uma historia...faço lhe umas festinhas.
    E tempo para brincarmos os 2???
    E tempo para conversarmos ??? (q aproveito os trajectos de carro...mas nem sp esta com humor para me contar novidades).
    E tenho a sorte da bebe ser boazinha e bem disposta e ele não ter ciumes e adorar a irmã.
    Gostava que o dia tivesse pelo menos + 5 horinhas!!!
    Aida Ribeiro

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share