Famílias bi-lingues e bi-culturais

6.8.14

Ha muito tempo comecei a trabalhar num post sobre como é crescer-se num contexto bi-lingue e bi-cultural. Entrevistei muitas pessoas mas por varios motivos este post foi deixado de lado.
Gostava que me contasses cono é crescer num ambiente destes, sejas tu educador ou educando. Conta-me tudo!!


2 comentários:

  1. Olá Magda, embora não seja verdadeiramente bilingue, pois aprendi alemão apenas aos 3 anos, estou muito perto disso. A cultura alemã esteve presente em pequenas coisas do meu dia-a-dia infantil influenciada pelo pai de nacionalidade alemã, mas com mãe (avó) portuguesa e a viver desde os 8 anos em Portugal, e também pelo ambiente de colégio alemão até aos 18 anos. Não sendo para mim natural falar em alemão, como o é em português, nunca me passou pela cabeça que iria conseguir falar com a minha filha, de 3 anos, exclusivamente em alemão. Porém, decidi que, por não poder pô-la num colégio alemão, iria brincar com a língua alemã sempre que me lembrasse e desde pequena que lhe canto a única música lengalenga que me lembro :) e enumero as cores e os números em alemão, assim como pequenas expressões tipo Bom dia, Boa Noite ou dormiste bem?. A verdade é que apanho a R muitas vezes a cantar letras sem nexo e se lhe pergunto, diz que está a cantar em alemão ;-). Agora vou ao passo seguinte: músicas em alemão serão o único som do carro (já encomendei da net) e livros de lengalengas. Isto porque, segundo o que li, mesmo crianças não criadas com duas línguas desde o nascimento, podem aprender uma segunda língua muito facilmente entre os 2 e os 5 anos. De modo que agora é o próximo passo (que confesso poderia ter sido mais cedo, não fosse a preguiça ter vencido). Tendo um apelido alemão no nome, a minha filha irá entender as suas origens e espero, ter mais facilidade em vir a aprender mesmo bem a língua alemã seja pro mim ou por uma escola. Grande testamento, obrigada :)

    ResponderEliminar
  2. Nós também somos bilingues. Ja escrevi varias vezes no meu blogue sobre isso. Aqui deixo os links, para se tiver curiosidade: http://domiradouro.blogspot.pt/2008/12/ser-bilingue.htmlhttp://domiradouro.blogspot.pt/2010/09/as-linguas-ca-de-casa.html http://domiradouro.blogspot.pt/2011/11/ser-bilingue-ii-ler-e-escrever.html

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share