Educar não é um jogo de poder

9.8.14
Ja varias vezes me disseram isto "desculpa porque eu sei que és contra, mas eu tive de o pôr de castigo". 
A minha opinião, na verdade, nao interessa. Não é o que eu digo ou o que eu acho que tem de estar certo. As coisas têm de fazer sentido para ti. Para mim ja fazem.
Para mim, castigar, humilhar, bater, mentir, ridiculizar, seduzir, chantagear não são formas de se tratar ninguém, muito menos uma criança que aprende, em todos os momentos, connosco. 
Posto de outra forma, castigar, humilhar, bater e companhia limitada diz muito sobre a nossa incapacidade em sermos tolerantes, em arranjarmos estrategias e em trabalhar no longo prazo. Quero com isto dizer que ha comportamentos e birras dos miúdos que sao 'do momento'. Mas ha outros que sao um somatório de acontecimentos que provam que muitas vezes andamos distraídos e focados noutras coisas...
Ainda assim, espontâneos ou nao, a forma como lidamos com esses comportamentos diz tanto sobre nós... E educad nao é um jogo de poder!!

1 comentário:

  1. Gostei muito deste post e revejo-me muito nele. Infelizmente, nem sempre consigo seguir tudo o que acredito, porque nem sempre tenho essa energia, essa calma e essa disposição... E quando não consigo sinto-me mal... Também me acontece dizerem-me "sei que não concordas" e fico sempre sem saber o que dizer. Este post ajudou-me nisso! Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share