Elogiar ou não elogiar uma criança?

17.7.14


Num dos posts que coloquei ontem no Facebook, falava de auto-estima.

Queres que o teu filho tenha uma auto-estima mais saudável? Faz com que ele se sinta capaz nas tarefas do dia-a-dia, por exemplo. Faz com que tenha vontade de participar (sem nada em troca) e diz-lhe exactamente o que vês.
- a tua t.shirt esta mesmo bem dobrada. Estes vincos estao mesmo perfeitinhos. Aposto que estiveste a fazer isso com muita atençao, nao foi?
- que ajuda valente que me deste! É bom ir para a mesa e ver que nem a caneca da agua falta. E adorei o detalhe do guardanapo em forma de laço!

E diz-lhe assim: deves estar mesmo orgulhoso de ti!

(Tu tambem podes estar mas pelo menos hoje deixa-o saborear estas conquistas!!)

Ao releres as duas frases que uso como exemplo reparas que não há um único momento em que se faz um elogio vazio à criança, do tipo 'Boa, és a maior'. Muito [mas mesmo muito pelo contrário], as observações são concretas e específicas.
Há estudos que provam que elogiar tem um efeito contrário e até perverso - cria crianças inseguras. Já li alguns desses estudo e a conclusão a que chego é:


- elogia o esforço, descrevendo o que vês;
- o resultado que obtens é o produto do esforço - por isso é que o ênfase tem de estar no esforço.

O elogio não cria crianças convencidas! Cria crianças inseguras! E porquê? Porque elas vão ficar, pouco a pouco, dependentes desse elogio e do 'boa'! Quando optas por descreveres o que viste, a criança sente que se esforçou e olha para ela - e não para o exterior.

E não devo elogiar? O elogio é como o sal - que não falte mas que não estrague!

Para saberes mais, clica na etiqueta 'Auto-Estima'. Estou a ordenar os posts para teres mais o que leres. Em alternativa procura [junto ao header] no 'pesquisar', a palavra Auto-Estima.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share