3 estratégias aumentar o vínculo com os miúdos: no carro ou em deslocações [também serve no carrinho do supermercado]

21.7.14

Muito [mas mesmo muito] desta coisa sobre a Educação e Parentalidade Positiva têm a ver com a qualidade do vínculo que temos com os nossos filhos. É por isso que insisto muito neste ponto, seja aqui no blogue, nos workshops e nas sessões de Coaching e Aconselhamento Parental.

Muitos autores falam da importância de estarmos, de forma exclusiva com os nossos filhos, cerca de 15 minutos por dia. Sabendo as vidas agitadas que temos e que, para quem tem mais do que um filho, os 15 minutos tornam-se um ‘bico de obra’. Num mundo perfeito, isso seria possível – mas como esse mundo não existe, vamos fazendo o nosso melhor.

E por isso aqui fica mais uma ideia para te conectares com os teus filhos:


1. Conta uma história
Todos os miúdos adoram uma história. Uma mãe com quem trabalhei em sessões de coaching tem por hábito entrar no carro, vestir o papel de motorista e perguntar ‘Para onde?’
E porque não fazer isto e depois contar histórias como se fosse, de facto, outra pessoa? Se não resultar [podem não reagir bem, dependendo da criança e da idade], conte coisas sobre si: quando era pequeno, o que é que fez nessa manhã. Ou conte-lhe a história favorita dele. De novo!

2. Partilha a tua infância
Eu gosto muito de falar dos meus avós, das brincadeiras que fazia em casa deles. Também falo da escola onde andei. Dos meus medos e das minhas conquistas quando era pequena. Ou quando conheci o pai. Ou quando conheci uma amiga que encontramos naquele dia. Ou quando descobri que a tinha na barriga. E eles adoram!

3. E se…

Dependendo das idades e por causa delas, podes ter respostas espectaculares!!

- E se fosses tu a professora hoje, lá na escola? Que actividade é que teriam feito?

- Quando tiveres a carta de condução, gostarias de viajar até onde?

- Viste aquela senhora ali na paragem do autocarro? Ela está a ir para casa ou para o trabalho?

[procura ter uma lista engraçada e interessante de questões]






1 comentário:

  1. Olá Magda!
    Á parte das dificuldades que tenho tido por causa das birras matinais e na hora do banho... é engraçado ver, que mesmo sem saber tenho ido por caminhos certos. Já lhe contei mil e uma historias da minha infancia, com os meus avós e primos na quinta em Tomar, os verões maravilhosos e as brincadeiras que faziamos (o pior é que ja não tenho + o que contar e ele quer sp mais...haja criatividade ás xs), tambem ja contei varias historias da minha infancia na escola, a minha professora da primária e os meus amigos (ele gosta em especial das que eu ia de castigo!!!). Mas a verdade é que o mau humor dele muitas xs atrapalha qq ideia que uma pessoa possa ter...porque eu pp fico irritada.
    Tenho seguido as dicas para as birras...umas xs funciona...outras não!
    Vamos indo e vamos vendo...
    Aida Ribeiro

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share