Há segredos bons e há segredos maus

17.5.14


Há segredos e segredos. E há segredos que têm de ser ditos.

É fundamental que possamos ensinar aos nossos filhos que há segredos bons, como aquela surpresa que estamos a preparar para a avó e que a vai deixar muito feliz.

E depois há segredos menos bons, maus mesmo, que criam mau estar e que interferem com o bem-estar de uma criança.

Logo que possas e assim que ele entender, explica ao teu filho a diferença entre um segredo bom e um segredo mau.

Diz-lhe que tudo o que envolva 
-Toque no corpo dele
-A segurança dele e a de outros
-A troca de favores ou prendas

são coisas que ele deve contar-te. 

Mas como não sabes o que ele sabe [afinal é um segredo!], podes apenas perguntar-lhe se é um segredo bom ou mau. E a seguir perguntar-lhe o que é um segredo mau. Só para confirmar que ele sabe, só para que ele relembre.

Identifica quais são os adultos em quem o teu filho pode confiar e diz-lhe que ele pode contar com a ajuda daquelas pessoas. Explica-lhe que por vezes há situações que não conseguimos resolver sozinhos e que precisamos de contar com outras pessoas. Explica-lhe também que sempre que ele achar que uma coisa não está certa ou o incomoda, que deverá questionar-te acerca dela, na certeza que o vais ajudar e orientar.

E está próximo do teu filho. Cria um espaço de confiança e serenidade na vossa relação.
No vídeo acima tens uma canção que foi ensinada a estas crianças - a letra fica na cabeça delas e caso aconteça um 'mau segredo', elas sabem que deverão pedir ajuda.


Partilha este post! Fala com o teu filho!

[link aqui -  https://www.youtube.com/watch?v=4Z9ekMxUQC8 ]


2 comentários:

  1. Não consigo ver o video. Consegue disponibilizar o link de acesso? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Este é um, senão o meu maior medo em relação à minha filha de 4 anos! Como faze-la entender com esta idade que é mau em relação a este assunto da pedofilia, como ensina-la reagir se confrontada numa situação destas? E como chegar até ela que ainda vive num mundo de fantasia, ainda não se expressa bem, quando tento saber coisas do colegio e do dia-a dia, por exemplo, fico frustada pois o discurso nem sempre é claro e não conta tudo, divaga. Já começo a dizer-lhe que não lhe podem fazer isto ou aquilo, ou tocar aqui ou ali, só a mãe ou o pai, para gritar, pontapear, morder e fugir se lhe quiserem fazer alguma coisa má. Como faze-la contar tudo com esta idade? É do conhecimento geral que onde há crianças, há pedofilos por perto, normalmente "disfarçados" à espero de uma oportunidade!

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share