Vantagens de acordar cedo

9.2.14







Toda a gente sabe que eu acordo cedo. Se quiser chamar a coisa pelos nomes, sou uma sunriser – ou melhor, sou um bocadinho mais, porque me levanto antes dele.




Como sabes, gosto de fazer acontecer as coisas e o facto de sair da cama por volta das 5h da manhã, em muitos dias da semana, dá-me uma sensação de auto-eficácia brutal e esse sentimento é impagável.





Se custa sair da cama? No inverno custa muito mais, sobretudo se estiver frio. Mas gosto da possibilidade de ver o sol nascer e de me sentar à minha secretária para preparar meu dia.


Volta e meia recebo emails a perguntarem-me como é que eu faço para começar o dia tão cedo. Abaixo conto-te tudo:






1. Decido claramente o que é que eu vou fazer quando acordar [em termos da tarefa que vou realizar];


2. Deixo tudo pronto para que possa executá-la assim que me sente à secretária [acordo cedo para trabalhar e sinto-me uma privilegiada porque adoro o que faço];


3. Deixo um tabuleiro com uma caneca de chávena e uma saqueta de chá preto yello label da Lipton, dentro e uma termos para colocar água que vou ferver. É tudo o que bebo durante as duas horas. E sinto-me a acordar devagarinho [fico muito feliz por ter substituído o café por chávenas de chá – que é muito mais suave para o organismo.].


4. Deixo a roupa pronta.


5. Trabalho até às 7h – páro, tomo um duche, arranjo-me e às 7h20 estou a acordar a casa.


6. E mais importante que tudo, ao segundo toque do despertador [raramente é ao primeiro], salto da cama. É tipo mergulhar numa piscina quando estás sec@ - é um voto de confiança, levantas-te e já está! Juro que é só isto! E sabes que mais? Funciona!






Vantagens?




1. Por norma dei uma ‘sapatada’ em coisas que são importantes e que requerem sossego para serem feitas;


2. Vejo o amanhecer – e isso é tão bom, sobretudo de verão!


(link para o post da lipton)






3. Coloco a mesa do pequeno almoço – é muito gratificante ajudar a começar o dia de forma gratificante;


4. Como já estou pronta quando vou acordar o pessoal , começamos todos o dia com calma e eu ainda posso acordar os meus filhos com beijinhos, enrolar-me com eles um bocadinho e ter tempo para brincar. A isto se chama começar o dia ‘en douceur’.


5. Ah! E como por norma corre tudo bem, continuo a ter vontade de acordar cedo para começar o dia devagar.

---------------------------------------
Lisboa e Porto vão receber já em Novembro, os três temas mais importantes da Parentalidade Positiva:

Pais Felizes = Filhos Felizes
A Questão da Autoridade e da Obediência
A Auto-Estima da Criança


--------


3 comentários:

  1. Olá Magda! Bem gostaria de conseguir fazer o mesmo: acordar bem cedo para organizar o meu dia! Já agora, a que horas se deita? Ou é daqueles pessoas que precisa de dormir pouco? beijinho e bom trabalho!

    ResponderEliminar
  2. Olá Magda! Adorava conseguir levantar-me mais cedo, aproveitar a calma de que falas... É mesmo um dos meus objectivos. Mas para isso tenho que conseguir necessariamente deitar-me mais cedo também! Para levantar às 5h00 a que horas te deitas?! Beijinhos! Sandra

    ResponderEliminar
  3. Que bela dica!!! Vou tentar implementar lá em casa! E que belo exemplo!

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share