Sorrir com os olhos | Tive uma ideia!!

25.2.14
Gostava muito de me conseguir ver. Há alturas em que dava mesmo jeito ter um espelho à frente para conhecer a expressão que faço.

Não nasci com olhos que sorriem. Admito que é uma sorte ter desses olhos  O meu filho tem desses olhos. Torna a vida dele e a dos outros - as dos que olham para ele - muito mais doce. É impossível não sorrir.

E a minha ideia é essa: sorrir com os olhos.
Como assim?, perguntas tu.

Hoje, enquanto estava na fila para pedir o meu almoço dei por mim muito séria. Por nada em especial. Estava à espera, avançava devagar, olhava sem olhar. Lembrei-me no que pensei ontem à noite e coloquei um sorriso nos olhos. Senti que arrebitei. E como sorri, só com os olhos, senti-me mais tranquila. Não sei porquê mas senti. E na hora de pedir o meu prato, lembrei-me do desafio Gentileza e perguntei ao rapaz 'Olá, boa tarde, bem disposto?' E, talvez porque levasse o sorriso nos olhos, ele não respondeu de forma automática. Senti mesmo que naquele momento desacelerou e respondeu-me. Parou e respondeu-me.
E eu pensei 'Uau, isto é espectacular'.

Nestes últimos dias do mês de Fevereiro gostava muito que levasses o desafio Gentileza mais longe.
Gostava muito que te lembrasses, a todos os momentos [mesmo quando estás sozinha] de sorrires com os olhos. E que registasses o que é que isso te provoca internamente. E quando decidires sorrir para os outros, mesmo [e sobretudo] desconhecidos, que vejas o que é que acontece. 


Falamos na 6ª Feira? Deixas-me feedback aqui?

Estás nisto comigo? E se sim, partilha esta ideia também!!

12 comentários:

  1. Para mim é muito difícil sorrir para estranhos... mas vou tentar ^_^

    ResponderEliminar
  2. O que eu acho fantástico é essa vontade de fazer os outros serem melhores, ainda melhores! E só por isto estou-lhe grata Magda. Sinceramente!

    ResponderEliminar
  3. Sempre me ri muito. Sempre tentaram controlar-me na medida em que "quem muito riso, pouco siso"
    Acontece-me por vezes sentir necessidade de justificar porque me rio, pois parece que estao com ar de pensar que o riso é fruto do alcool (que nao bebo), ou doutra coisa igualmente desprestigiante.

    Estou a por em pratica o sorrir com os olhos.
    Sim, a mim faz-me sentir imensamente bem. Aos outros, ainda estou a querer descobrir o que faz ;-)

    ResponderEliminar
  4. Cláudia Rocha25 fevereiro, 2014

    Eu sou, felizemente, uma pessoa bem disposta. Educada.
    Sinto que tenho uma forma de tratar os outros de modo normal, muitos chamariam diferente.
    Isso que refere que "Senti mesmo que naquele momento desacelerou e respondeu-me. Parou e respondeu-me." ..experimentem fazê-lo quando nos ligam a querer vender um seguro, ou livros infantis ou um cartão de crédito...quando nos perguntam " Estou a falar com a Srª Dª Cláudia Rocha " Sim está. " Boa tarde, como está a Senhora?" e eu respondo sempre " Bem, e a Srª também? "
    Perante isto isso esse desacelerar , sinto que "uiii em 300 telefonemas alguém perguntou como estou" .
    Sinto no meu dia a dia, sim, as pessoas são muito descuidadas, nem dão conta da ausência do que muitos chamam educação, outros felicidade, estamos felizes, estamos de bem com a vida de bem com os outros.

    ResponderEliminar
  5. É algo que tento fazer frequentemente.
    Acredito solenemente no poder dos sorrisos e há anos que digo que colecciono sorrisos
    (desde um fim de tarde escuro e chuvoso, em que não resisti às saudades do meu pai, e chorava enquanto caminhava - encoberta pela chuva e pelo guarda-chuva - e fui surpreendida por um menino que me sorriu
    Aquele sorriso não me enxugou as lágrimas mas aqueceu-me a alma
    E desde então esforço-me por não me esquecer de sorrir. Sorrir aos outros e sorrir para e por mim
    Por isso sim, aceito o desafio e falaremos então na sexta :)

    ResponderEliminar
  6. A minha filha sorri com os olhos :) herdou do pai :) basta olhar para os olhos deles e ficamos encantadas... mas eu também sou suspeita... Vou ser mais vezes consciente para ser gentil mais vezes para estranhos. À vezes estamos em modo automático e nem nos lembramos se fomos gentis ao longo do nosso dia!

    ResponderEliminar
  7. Já partilhei e aceitei o desafio. E vou ver se consigo ser mais luminosa e sorridente no meu dia a dia. Sorrisos e gentileza atrai sorrisos e gentileza. http://vidasdanossavida.blogspot.pt/2014/02/mais-uma-ideia-luminosa-da-mums-boss.html

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Há algum tempo comecei a reparar que quando termino uma despedida "direcionando" o cumprimento, obtenho reações não-automáticas... Basta um "obrigada e um resto de dia bom para si", para receber olhares surpreendidos e muito mais simpáticos.

    ResponderEliminar
  9. Aqui estou então para deixar o meu testemunho porque decidi aceitar este desafio.
    Confesso que assim que aceitei este desafio pensei nas vezes que já o tinha feito sem que me desse conta, e são muitas felizmente. É fácil para mim sorrir com o olhar, falar com calma e escutar os outros, talvez porque estou "atrás" de um balcão no comércio tradicional e lide com pessoas durante todo o dia, com isto quero dizer que para mim isto ia ser "peace of cake". Mas estas coisas da vida por vezes surpreendem-nos e esta foi uma das piores semanas da minha vida, e portanto este foi um desafio que este praticamente condenado...
    Tive um grande confronto na escola com uma das professoras da minha filha mais velha, que acha que aquilo que ela faz «não serve para nada» que acredita piamente que os alunos são todos iguais e que os que têm necessidades educativas especiais pouco importam... fiquei arrasada e muito triste... e continuou semana fora com acontecimentos que me deixavam cada vez mais em baixo... na quinta feira pensei no desafio e nas coisas que estava a deixar passar porque apenas me estava a concentrar nas coisas más e revi a semana: fiz o melhor que pude, defendi a minha filha, lutei por aquilo que devia e portanto sorri com o olhar. a semana acabou por me trazer notícias boas, muito boas e acabei a semana da forma que a queria ter vivido durante todos os dias.
    Com isto aprendemos a ver que existe sempre algo positivo, algo por que sorrir.
    E assim nos tornamos melhores pessoas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e assim nos tornamos melhores pessoas :)

      Eliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share