Sair de casa com calma, zen e sem birras em 8 pontos fundamentais.

27.2.14
Estas dicas foram testadas e comprovadas pelas pessoas que fizeram sessões de coaching e formação comigo. Este é um apanhado, em forma de resumo. Espero que te seja tão útil quanto tem sido para todas as famílias que as têm usado:

1. Deitar cedo
Parece elementar mas não é tão simples de acontecer quanto isso. Os miúdos, mesmo os que já são grandes, precisam de dormir e quanto mais cedo forem para a cama, melhor. Primeiro, porque o cérebro precisa de 'fechar' e processar toda a info. Segundo, porque também precisa de descansar. Terceiro por causa do crescimento e todas as conexões e cenas que acontecem - cenas boas - durante o sono. Finalmente, porque tu também precisas que eles se deitem para descansares ou tratares de outras coisas :)

2. Acordar cedo - tu
Acorda antes deles. Faz uma diferença gigantesca. Estas são as vantagens que tens em acordar cedo. 
E estando pronta [completamente pronta a sair - com os sapatos calçados] vai acordá-los. Naquele momento só te vais focar neles. Não fazes mais nada a não ser estar com eles - é aqui que está a diferença - não os deixas por mãos alheias ou antes, não os deixas a andar à solta.

3. Prepara tudo no dia anterior
Toma banho no dia anterior. Se não der, acorda ainda mais cedo. Deixa tudo, mas tudo o que podes deixar pronto. Como a mesa do pequeno almoço, mala, mochilas, sapatos, roupas [deles e minha] lanches, pasta do computador, chaves, ... já pronto. Eu chego ao cúmulo, volta e meia, de preparar tudo e colocar as coisas no carro. Ah! E tenho sempre toalhetes no carro, caso repare que vão com bigodes de leite.

4. Acorda cedo - eles
Sim, acorda-os mais cedo. Faz uma diferença gigantesca. Está com eles nos miminhos, dá-lhes tempo de mandarem vir, que não querem sair da cama. Dá-lhes o gosto de ficarem mais 5 minutos na cama. Enquanto isso podes aproveitar e dar um arranjo à casa, se te apetecer. Eu tenho de fazer a cama - coisa que passou a ser obrigatória na minha vida e que, de facto, dá um boost à arrumação da minha casa.

5. Usa uma cartolina
e coloca imagens e mensagens (se souberem ler) das tarefas da manhã. Assim não tens de te chatear - está lá e é o quadro que manda. Não tens de estar sempre a fazer de má da fita - manda-os consultar o quadro. É também uma excelente forma de responsabilização. Este é um passo para a emancipação e para deixares de ter de picar o ponto 2 desta lista.

6. Veste-os primeiro e só depois dás de comer 
Testado e aprovado! Coloca uma bata, babete ou guardanapo se tiveres receio que se sujem mas esta é a ordem que funciona.
Terminaram o pequeno-almoço? Leva-os para o quarto de banho para lavarem dentes, cara, mãos, etc. Depois, tudo para a entrada de casa para calçarem os sapatos, colocarem os casacos e as mochilas às costas. 

7. O que falta?
Pensa alto e pensa com eles: 'O que é que falta?' Habitua-os a pensarem assim antes de saírem de casa. Daqui a uns tempos vais ver que te é super útil.
Se precisas de fazer alguma coisa, deixa-os ficar à porta de casa, sentados em cima do tapete com as perninhas à chinês e vai fazer o que tens de fazer. Normalmente eu vou arrumar a mesa do pequeno-almoço mas, no meu caso, e com um bebé, as perninhas à chinês não funcionam. Vale-me o tabuleiro e a mecânica toda que já tenho.

8. Vira o disco e toca o mesmo, na manhã seguinte
Fazes isto tudo e garanto-te que sais de casa em paz e até chegas adiantada ao trabalho. Não há um único ponto que eu retiraria mas o mais importante parece-me ser, sem dúvida, o número 2. Sorry... :) 


Quando é que isto não funciona? Quando os vais acordar de pijama!

Imprime isto e coloca num sítio visível. Partilha e depois conta-me como foi!

15 comentários:

  1. Olá Mum's !

    Eu já pratico quase todos os pontos que referes. Acordo cedo, vou tratando das minhas coisas e depois com calma e eu já pronta, acordo a minha filhota de 5 anos.
    O meu maior problema é conseguir sair de casa a horas, pois ela para tomar o pequeno almoço ou qualquer outra refeição sofre de uma lentidão extrema... Eu já a acordo mais cedo para ela ter tempo de tomar o pequeno-almoço, coisa que eu em 10/15 minutos despacho, ela demora de 30 minutos a 1 hora e temos de estar sempre a incentivar e a dizer para comer.
    Só me falta mesmo isto para as manhãs correrem ainda melhor. :-) Alguma sugestão?

    Beijinhos e Obrigada pelas tuas partilhas sempre interessantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Talvez ajude saber que comigo acontecia o mesmo até eu perceber e aceitar que a minha filha, de 3 anos e meio, come pouco de manhã. É escusado dar-lhe leite (que já bebe no jardim infância). Dou-lhe fruta cortada na véspera, que até come pelo caminho às vezes, ou somente pão com manteiga, ou por exemplo cereais sem leite. Espero ter ajudado :)

      Eliminar
    3. Descobri que o nosso Pedro, agora com 6 anos, não tem grande apetite de manhã, e que o seu lanche preferido era iogurte com 2 sanduiches de bolachas com chocolate. Assim, passei a fazê-lo de manhã! Ele come bem, nas calmas e sai mais satisfeito com ele próprio, por ser capaz e por não precisar de "ajuda" para ser mais rápido! :)

      Eliminar
  2. Adorei o texto! Já faço algumas destas coisas como por exemplo deixar a roupa pronta, mesa do peq. almoço, mochilas a jeito para ser só colocar o lanche... o problema está mesmo em levantar cedo quando nos deitamos tarde porque temos que arrumar a cozinha, passar a ferro... mas vou imprimir e colocar lá em casa para dar o empurrão que falta!! Agora é que o maridão vai perceber porque deixo tantas coisas prontas de véspera e deixa de gozar comigo!! Sim, porque não é ele que se levanta de manhã, despacha-se a si próprio e aos miúdos, deixa as camas feitas, roupa lavada ou a ficar a lavar...

    ResponderEliminar
  3. A teoria eu tenho-a toda mas falta o resto! Obrigada por teres reunido toda esta informação, vou imprimir como sugeres, e ler e reler... acho que vai fazer a diferença :) Bjs xx

    ResponderEliminar
  4. *Dica sobre passar a ferro:
    Experimenta, depois da roupa lavada, assim que a máquina acaba, dobrar a roupa toda muito direita (estica alguma gelha maior com as mãos) e deixa em repouso meia hora ou mais.
    Depois poe a enxugar (muitas vezes só ponho a enxugar no dia seguinte).
    Deixei de passar roupa de cama e de banho tshirt's e calças. Prontos, também deixei de usar blusas ...

    ResponderEliminar
  5. Já partilhei e gostei mesmo. E concordo que é de nós que depende correr tudo bem, porque quando acordamos tarde e em stress vai tudo à frente, não é? Bjs

    ResponderEliminar
  6. O um bem tento mas eles demoram a adormecer. De resto já faço mas só me calço na hora de sair de casa. A da da cartolina é boa ideia vou tentar por em prática com o mais velho. A ele visto-o no quarto e depois vai comer a ela dou-lhe o leite ns cama e visto-a a seguir. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Se me permite a sugestão acho que deveria ser acrescentado um ponto importatíssimo na sua lista: no caso de uma família com dois progenitores a partilha das tarefas e responsabilidade com o(a) companheiro(a). Preparar os filhos para sair de casa deverá ser uma tarefa partilhada. Enquanto um se prepara o outro acorda e veste os miúdos, enquanto um prepara o pequeno-almoço o outro toma banho e veste-se e por aí fora até todos estarem prontos para saírem. Não substitui nenhum dos pontos que mencionou mas alivia o ponto dois, responsabiliza todos os elementos da família e ensina as crianças que as tarefas devem mesmo ser partilhadas em casa e não são apenas da responsabilidade de um dos progenitores. Nós cá em casa fazemos assim ;) No caso das famílias monoparentais não acrescento uma vírgula :)

    ResponderEliminar
  8. Fiz a impressão da lista de tarefas e está a correr muito bem! Foram 5 dias de sucesso e só hoje correu menos bem. Mas acho uma óptima ideia. Partilhei no meu blog. http://vidasdanossavida.blogspot.pt/2014/03/as-nossas-manhas.html

    Beijinhos e obrigada por tantas dicas óptimas.

    ResponderEliminar
  9. Gostei deste artigo, até porque me identifico.

    ResponderEliminar
  10. Olá, eu faço quase tudo o que está neste artigo, no que se refere ao planear e organizar as coisas no dia anterior, arranjar-me primeiro antes de acordar a minha filha de 3 anos...No entanto, como refere, o ponto nº 2 é mesmo o mais importante e mais difícil de cumprir... Depois passo a pressão para a miúda para sair a horas de casa...
    Tenho mesmo de melhorar e para isso vou aceitar a sua dica e imprimir a lista...
    Obrigada a todos

    ResponderEliminar
  11. Olá,
    Já faço algumas dessas coisas, ou seja, procuro preparar tudo de véspera, mas ainda os acordo de pijama, vou procurar alterar isso e ver como corre! Depois digo...

    ResponderEliminar
  12. Concordo e pratico e realmente os resultados estão à vista. Tudo depende dos pais para as rotinas correrem melhor. O meu despertador toca às 5.50. Vivemos a 20 minutos da escola dos miúdos e eles têm de lá estar às 7.50. Tem corrido bem...desde que eu não me atrase.

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share