Escuta activa, vínculo, devolver

26.2.14
Confesso que adoro o que faço! É tão mas tão importante para mim fazer e dar o melhor nesta coisa deixar um mundo melhor.

Por esses motivos encho-me de alegria quando recebo emails como este [Obrigada, Carina!]

"Nos seus workshops aprendi imenso, recebi uma informação em concentrado que agora tenho estado ao longo dos tempos a diluir e a aplicar com o meu filho de 3 anos e com os mais crescidos, pois as birras fazem-se em todas as idades :)!

Escuta activa, vínculo, devolver, são palavras que agora fazem parte do meu vocabulário e das minhas acções. 

Um exemplo muito engraçado: o meu filho adora chocolate, por ele comia todos os dias, a todas as horas e em grandes quantidades. O que fiz foi criar um calendário com os dias da semana para colocar no frigorífico, onde em cada dia acontece uma coisa (dia de escola, dia de dormir até tarde, etc...) e combinei com ele um dia para ser o dia da gulosice, onde ele pode escolher as guloseimas e comer as que quiser. Acordamos que seria à sexta. 
Então ele vai vigiando o calendário para ver quando chega o dia. Claro que como criança que é, há dias que quer comer chocolate, mesmo não sendo o dia da gulosice. Mas em vez de andar à volta das minhas pernas a dizer: "Mãe, dá-me chocolate, eu quero, eu quero, eu queroooooooooooooo!" - acabando pela certa numa birra, vem ter comigo e diz-me: "Mãe, não te importas que eu coma só uma barrinha de chocolate?" Confesso que com esta delicadeza, até me apetece dar-lhe o chocolate, mas converso com ele e digo-lhe que temos um acordo e os acordos são para se cumprir e ele aceita. No domingo passado viarem cá a casa uns amigos e trouxeram chocolates para lhe dar. Ele recebeu, agradeceu e veio guarda-los no armário, porque não era o dia da gulosice! 


Muito obrigada Magda por me ter ensinado a fazer os meus filhos, a minha família e a mim mais felizes.

Carina"

Ainda há lugares nos workshops do Porto. Em Lisboa estão esgotados mas irei avançar com nova data.

2 comentários:

  1. Fico à espera de uma nova data para o Workshop de Lisboa.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito da ideia do calendário a criar os dias permitidos (o da gulodice...etc...), gosto muito, porque aqui em casa está complicado! E essa ideia é giríssima, e uma boa forma de "controlar" as birras. Só gostava que me mostrassem um exemplo apelativo, de calendário para os miudos! Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share