Projecto Responsabilidade Social | "Hoje coloquei um papelinho no meu Frasco de Gratidão"

27.1.14


Como já te disse antes, eu acredito que todos temos deveres na sociedade. E por esse motivo criei o meu projecto de responsabilidade social.
Este ano decorreu no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo. Fui falar às mães reclusas, e que lá vivem com os filhos, e a outras mulheres, mães ou não, que lá estão.

Posso dizer que fiquei emocionada com a felicidade estampada no rosto daquelas crianças. São crianças mesmo muito felizes. As verdadeiras caras de riso, leves e com muito boa energia. As mães, independentemente de tudo, eram mães iguais a todas as mães, pelo menos naqueles momentos em que lá estivemos. Atentas aos filhos quando, durante as breves conversas, apenas olhavam para os pequenos delas, e lhes pediam para fazerem aquelas graças que todas as mães pedem. 
E enquanto isto, a minha querida amiga Sofia foi registando a cumplicidade entre elas e os filhos numa atitude de generosidade tão grande e de tamanha atenção ao detalhe que me comoveu. Sobretudo quando perguntava às crianças se se queriam ver na máquina [lá dentro não há máquinas fotográficas nem telemóveis] e elas diziam que sim, cheias de vontade e de vida [vida é o que aquelas crianças tinham!].

Há alturas em que não tenho palavras para descrever o que me move. A cada dia que passa tenho a certeza da importância do meu trabalho porque vejo no brilho dos olhos dos pais com quem trabalho, sinto nas vozes daqueles que fazem coaching comigo e também o vi e senti na Sexta-Feira, naquele Estabelecimento Prisional.

E por isso partilho contigo o feedback que a Diana Gabriel, da Santa Casa, me deixou na Sexta-Feira, depois da sessão. É isto que me move. Muito obrigada por me dizer tudo isto porque são palavras assim que me fazem querer continuar o que faço, todos os dias, em nome de um mundo muito melhor.



Hoje coloquei um papelinho no meu Frasco de Gratidão

Fiquei muito feliz com o resultado da iniciativa de hoje no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo feminino. A presença da Magda e as importantes mensagens transmitidas por ela às reclusas que tiveram o privilégio de a escutar e com ela partilhar ideias e opiniões, encheram-me de esperança e motivaram-me a continuar o meu trabalho. Estou muito grata à Magda por cada palavra, sorriso e gesto carregados de um intencionalidade tão genuinamente solidária. Obrigada à Sofia Costa por cada sorriso captado pela sua objectiva e que certamente marcará a vida das crianças e mães que tiveram a oportunidade de fazer a sessão fotográfica».


Com a mesma naturalidade com que a Magda acedeu ao nosso convite partilhamos uma manhã onde falámos tão simplesmente do conceito mais importante das nossas vidas, a felicidade, a nossa e a dos outros, nomeadamente dos nossos filhos.

As palavras não mudam o rumo da vida das pessoas, mas acredito que semeiam rupturas, interrogações e, ainda que por breves momentos, acredito que as reclusas reflectiram, questionaram e, quiçá, poderão alterar o modo como encaram a sua vida e a relação com os filhos.

Em nome das reclusas e dos filhos que certamente beneficiarão (ainda que por um dia) de uma mãe mais atenta e consciente da importância da vinculação, do respeito pela criança como ser em formação mas já plena de direitos, de uma mãe mais feliz.

Quando chegar a noite, em cada cela de mães, espero que seja lida uma história de encantar que faça o mundo parar de girar e que cada mãe conscientemente dedique aquele momento a amar o seu filho, porque só assim as mães são felizes e só assim os filhos serão mais felizes…

Diana Gabriel

(técnica da Santa Casa da Misericórdia do Porto no Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo Feminino)


4 comentários:

  1. Estou de lágrima no canto do olho, com as tuas palavras e as palavras da Diana! Ainda bem que naquele dia em que li o teu post não esperei para te escrever aquele e-mail. Ainda bem que me ofereci para te acompanhar neste projeto tão bonito e tão generoso. Ainda bem que aceitas te logo de braços abertos a minha oferta! Foi uma das experiências mais valiosas que já tive na minha vida!

    ResponderEliminar
  2. muito bonito mesmo!! parabéns a ambas

    ResponderEliminar
  3. Imagino a alegria estampada na cara daquelas crianças!!!
    Ao ler este texto, senti saudades de quando lá leccionava :(.
    Parabéns a ambas.
    :-*

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share