6 formas de aumentares o vínculo com os teus filhos [a 6ª forma]

15.1.14
Mas houve quem reparasse, e muito bem, que na verdade eram só 5.

Ajuda-me, então: qual é que falta, para ti? Não há certos nem errados. Há ideias. E explica porquê e com exemplos.

5 comentários:

  1. 6 - Responsabilidade

    Em todas as fases do crescimento posso verificar que as minhas filhas anseiam por ter "participação" na vida diária, muitas vezes tinha tendência para dizer "deixa que eu faço", mas com o tempo aprendi que também elas precisavam de fazer, mesmo que não fique tão bem como se fosse eu (claro) e assim existem tarefas destinadas a cada uma, coisas mais simples para a pequena (5A), como pôr a mesa, arrumar os brinquedos, colocar a roupa direita e fazer a cama; e mais elaboradas para a mais velha (16A) como estender a roupa, arrumar a louça da máquina, despejar as embalagens no ecoponto, definir o plano de estudo (ainda estamos a trabalhar nisso).

    Noto que elas se tornam mais orgulhosas do seu trabalho e gostam de participar nas tarefas :)

    O nosso lema passou a ser "esta família é uma cooperativa, todos contribuem, todos recebem"

    ResponderEliminar
  2. Mimar, abraçar, beijar, dar colo. A manifestação física do nosso amor cria empatia, segurança, autoestima, tudo.

    ResponderEliminar
  3. # Toque - Tocar os nossos filhos. Abraçar-lhes, acariciar-lhes o rosto, dar-lhes a mão. Uma relação onde exista o toque de pele com pele. Dizem que o toque cura... Acredito que as crianças criadas com muitos abraços dos pais são crianças que se sentem mais amadas (podem não ser mais amadas que as outras mas sentem-no mais), mais seguras e mais felizes.

    ResponderEliminar
  4. Valorizar (e antecipar) todos os seus rituais da hora de dormir: a história, a luz do corredor acesa, o boneco A do lado esquerdo e o B do lado direito...as festinhas na cara antes de dormir...tantas coisas que tantas vezes custam taaaanto a fazer porque já é tarde e também estamos de rastos e precisamos descansar! Mas todas estas coisas lhe dizem "eu amo-te e podes contar sempre comigo", transmitem segurança e tranquilidade e fazem-na sentir importante para nós!

    Ana Ribeiro

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share