Aumentar o vínculo com os teus filhos [os mais pequeninos]

16.12.13




Já disse isto muitas vezes e gosto sempre de lembrar – não há nenhuma técnica ou truque que funcione se o meu vínculo com o meu filho não for bom e forte.
Nesta era mais moderna e técnológica há quem fale de ‘lincar’ com os filhos.
É sabido que 15 minutos ex-clu-si-vos com os miúdos é determinante para a relação com eles.
E muitos pais dizem-me ‘Mas eu não tenho 15 minutos para estar exclusivamente com eles, por dia’.
Então cria esses momentos.
Quando lhes vais ler uma história à noite – saboreia a história [daqui a uns anitos eles já vão querer estar sozinhos]
Quando lhes dás banho – o toque, como sabes, tem o poder de curar
Interessa-te, genuinamente, por aquilo que eles fazem.

São 15 minutos.


Não é nada e é tanto ao mesmo tempo.

7 comentários:

  1. Eu concordo na integra e pratico, na integra também! :)

    ResponderEliminar
  2. Quando li este post lembrei-me como são bons estes curtos momentos com os meus filhos e lembrei-me e pensei que devo valorizá-los mais. Obg pela lembrança.

    ResponderEliminar
  3. Quando li este post, fez-me pensar que devo valorizar mais estes curtos momentos que passo com o meus filhos, e que não só rotinas. Obg pela lembrança

    ResponderEliminar
  4. Tão verdade e tão importante!! :) Volto a referir e a recomendar VIVAMENTE o fantástico livro "15 minutos com o seu filho" do psicólogo Joaquim Quintino Aires! É imperdível para qualquer pai, mãe, avó, avô, educador... Tenho oferecido a familiares e amigos por ser de leitura tão simples e clara e tão prático! A qualidade do tempo é que interessa! NF

    ResponderEliminar
  5. Marta essa é uma grande verdade. Quase todos os dias me lembro do mail que trocamos e dos 15 minutos que falamos. E também me apercebi que os 15 minutos por dia não tem de ser só dessa forma pré determinada, basta valorizarmos pequenos momentos. se conseguirmos valorizar a maioria então conseguimos muito mais que isso. É sempre bom vir aqui.

    ResponderEliminar
  6. não entendo muito bem que em idade de às crianças lhes ser dado banho ou lhes ler à noite, não haja pais que não tenham 15 min. para eles!!! talvez quem tem nanny ... mas adiante, eu diria mesmo que a "aumentar vínculos" o deveríamos fazer com os filhos adolescentes. É a idade em que ganham independência, em que não são nem carne nem peixe, em que se fecham, em que querem pertencer e ser iguais a todos, em que não se entendem a si mesmos ... é importantíssimo (continuar) criar vínculos através de actividades/momentos dedicados a eles ou em que eles possam participar porque a partir de aqui cada vez voarão mais sozinhos e para longe...

    ResponderEliminar
  7. não entendo bem como pais que têm filhos em idades de se lhes dar banho e ler à noite, não têm 15 min. exclusivos com eles ... mas adiante, eu penso mesmo que quando é preciso "aumentar os vínculos" é na adolescência. É a idade de não se entenderem, de se acharem incompreendidos e de se fecharem mas tb. de ganharem mais independência e se não for nesta altura em que aumentamos os vínculos ... observo que nesta idade muitas famílias se começam a "desligar"

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share