Sobre o final deste Setembro

1.10.13
Setembro é, para a maior parte de nós, o mês da rentrée.
Como disse AQUI, para nós a rentrée ainda é feita em Outubro.
Setembro sempre foi sinónimo, na minha vida, de férias.
O que hoje é muito fixe, quando era mais nova, significava a real seca porque era muito raro encontrar amigos de férias nessa altura.

Adiante.

Duas semanas de férias. Num lugar onde as comunicações [todas!!!] eram ou intermitentes ou nulas. Confesso: desligar-me totalmente da rede é fácil mas não numa altura em que estou a gerir inscrições e a receber emails finais. A minha ideia era ir à rede cerca de 20 minutos de manhã e outros tantos à noite. Os planos saíram furados. Eu queria acreditar que conseguiria ter net e insistia... A verdade é que na segunda semana descobri um cantinho onde a rede fluía mais. Ah! Aí sim, consegui cumprir.

Li um livro em cada uma das semanas, descansei. Fiz sestas. Voltei a acordar a meio da noite nas primeiras noites e confesso que me passou pela ideia 'onde é que eu estava com a cabeça quando marcámos duas semanas de férias com um bebé!' - mas a coisa entrou nos eixos.

Vi a minha filha a dar mergulhos. Vi-a dar o primeiro laço com os cordões. Vi o primeiro dente dela a abanar. Vi-a ficar mo-re-na em 2 dias só por estar na brincadeira com os outros miúdos. Gravei mergulhos, gravei danças, fotografei caretas, escrevi lembranças e todos os dias agradeci. E fotografei e gravei as palminhas, os olás e os sorrisos enormes do mais novo.

E todos os dias à noite esta frase do livro O PROJECTO FELICIDADE passava pela minha cabeça:

"Os dias são longos mas os anos são curtos."

E passam a correr, digo eu. A minha filha tem o primeiro dente a abanar, gente!

O único dia que não foi longo foi o de Sábado, dia 28. Começou às 6,00 da manhã. Às 7,40 apanhei o comboio para Faro para fazer o Workshop A Arte e a Ciência de Educar Crianças Felizes. E o tempo passou a correr. Que vontade de tocar, saber mais sobre todas aquelas pessoas, muitas das quais eu já conhecia de trocar emails e de ler nos comentários. E este Sábado todas nós ganhámos uma voz e um corpo.

E quando cheguei a casa e me perguntaram
-Então, correu bem?
- Sim...
- Sim? Com essa cara?



O sentimento era mesmo de frustração e alguma tristeza - porque foi graças a estas pessoas que estão genuinamente interessadas no futuro e na felicidade dos seus filhos, que o workshop A Arte e a Ciência de Educar Crianças Felizes foi a Faro. E tristeza e frustração porque o dia passou a correr e eu queria falar mais, estar mais perto, partilhar mais... Muito mais!
As boas notícias? É que vai MESMO voltar. E a edição da Auto-Estima também. 2014!

As fotos que aqui vês são da Bárbara Lança Abreu. A Bárbara para além de ter sido mordida pelo bichinho da fotografia, é também a mentora, juntamente com a irmã, do conceito mais giro deste verão:
A Box Me a Salame. E o que é isto? É um Salame que te é enviado para casa ou mandas entregar a quem quiseres. Só que não é um Salame qualquer. É um Salame numa box. Pois é, pois é. Personalizado. E quem personaliza? Tu e a Box me a Salame.


Confesso: até este Sábado, eu não era apreciadora de Salame. Juro que TUDO mudou quando provei este. Per-fei-to. E com a subtileza de umas amêndoas crocantes no meio.
Gostas de salame? Vai lá pôr um like. Porque estas duas miúdas merecem pela coragem e pela ousadia de pegarem na receita que era da avó e de a divulgarem, com esforço, dedicação e orgulho, esta que é a receita de família :)  Ma merecem também porque é tudo mesmo muito bom, aquilo que elas fazem. Vale mesmo a pena.



E pronto, com isto começa Outubro. E se eu gosto dos dias grandes do verão, das noites tranquilas, adoro a pausa que se segue. Adoro o regresso aos rituais de Inverno.
Este ano há uma série de coisas novas a acontecerem, como há sempre nas dinâmicas das famílias. Mas também há a vontade de experimentar coisas novas (actividades, rotinas e rituais) e por isso este Outubro é um recomeço também.

E Outubro é o mês em que recomeçam também os workshops de Outono. 
Já te inscreveste?
[Lisboa abre no final desta semana].

Bora lá?



6 comentários:

  1. Que maravilhoso texto, confesso que também me senti um pouco frustrada, porque de facto passou muito, muito depressa. Tanta coisa ficou por perguntar, tanta coisa ficou por ouvir.
    Adorei a ideia de um workshop sobre a auto-estima no Algarve, contem comigo... Beijinhos Magda
    Ana Antunes

    ResponderEliminar
  2. Começou o meu mês e ler estas palavras tornam o seu início ainda mais especial.
    Adorei tudo, Magda, como já lhe disse. É um tema que me fascina, que me toca, que me faz pensar, arriscar e respirar, muito! lol Porque acredito que isto de ser pais não é só intuição, não é agir momentânea e impulsivamente, é o pensar, o reflectir e o sentir o amor imenso pelos nossos tesouros e nunca, nunca ter medo de expressá-lo, quer por palavras, quer por actos.
    Beijos! E obrigada mais uma vez!

    ResponderEliminar
  3. Pois é Magda... tudo o que é bom acaba rápido, infelizmente!! Mas, ficam sempre os bons momentos e as recordações, que duram para sempre!!
    Desejo que regresses em cheio, e de baterias carregadas, à nova rotina!
    Bjkas mil
    P.S- Tenho uma excelente notícia para partilhar contigo... a minha filhota mais nova, dormiu hoje sózinha, no seu quarto... muito obrigado pela inspiração e ajuda que me deste!! :)

    ResponderEliminar
  4. Preciso confessar-te uma coisa... levei uma cábula com várias perguntas. Só fiz uma! Mas tudo o que ouviu foi de uma importância tão grande que achei a resposta de quase todas, ficou duas em aberto que irei mesmo pedir a tua opinião, mas tudo foi tão bom, tão bom, que apetecia-me que o outro viesse mesmo logo...
    Beijinhos e estarmos aqui a tua espera!

    ResponderEliminar
  5. Olha que bela maneira de começar o mês de Outubro: a ler o seu texto... ou todos :)
    Eu estive 3 semanas de férias em Agosto com o meu piolho e passaram a correr, mas fiquei com o coração cheio de tanta coisa boa que aconteceu :)
    Já enviei o pedido de informação para os workshops em Lisboa e vou confessar: ando com uma folha e vou escrevendo coisas que gostava de perguntar sobre o pimpolho com personalidade, digamos vincada, que tenho lá em casa :)
    Beijinhos e espero ver-nos em Lisboa !

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share