Pirosinha?

31.10.13
Confesso: não sei bem qual é o motivo pelo qual se festeja o Halloween. Lembro-me de não festejar este dia quando era miúda. Aliás, lembro-me muito bem de ir à baixa do Porto com a minha mãe, ou à modista, comprar ou fazer uma roupa toda bem para usar nesse dia feriado. Lembro-me do cheiro a velas, do frio. De detestar o ambiente mas de ficar feliz por reencontrar amigos – ainda que fosse num cemitério (vá lá que estavam vivos). Lembro-me irmos lanchar à pastelaria, num ritual anual feito na primeira semana em que os dias ficavam mais curtos e anoitecia mais cedo. Lembro-me de dizer ‘que desperdício de dia passado todo aqui, de pé, a olharmos uns para os outros.’
Festejar o Halloween, ainda que não tenha nada de tradição, é sempre um ritual mais alegre, no mínimo. Cá em casa, celebra-se a vida, os amigos, a família. A mais velha está num ‘excitex’ só visto. Fala-me de bruxas, de vampiros que voam e moram nas árvores (devem ser os morcegos), canta músicas da pipiripirosinha que eu não faço ideia o que é mas dá-me vontade de rir (anyone?). Estamos ao quente, dentro de casa, com vontade de fazer esta receita. Amanhã, dia 1 trabalha-se, ao contrário do que aconteceu nos meus últimos 35 anos de vida. A tradição já não é o que é, essa é que é essa. Mas para nós, cá em casa, celebra-se a vida, recorda-se o passado e constroem-se novos rituais à nossa maneira, criam-se boas memórias, faz-se uma nova tradição.
Terei algum motivo para não gostar? É dia de festa, de se pôr uma mesa grande. Só é mesmo pena amanhã não ser feriado.

E por falar em abóboras…
Já conheces a Pumpkin? A Pumpkin é um site para famílias onde podes encontrar “as melhores sugestões de actividades e dicas para serem felizes”. Ah pois é!! J Eu consulto o site semanalmente e é tão bom ver o Norte no roteiro (é que é sempre o centro!)
Criado por uma família para ajudar outras famílias, é um site feito com muito amor e eu gosto tanto da Mariana, que é um doce e super atenta!

O site da abóbora é aqui www.pumpkin.pt

7 comentários:

  1. Só para esclarecer a "Pirosinha"... parece-me que a canção se chama PIRADINHA e é uma letra bem adulta, mas a criançada fica toda animada com o ritmo da música e com o refrão engraçado que a compõe!
    Feliz Halloween!!

    ResponderEliminar
  2. piripiripiri piri piri pirosinha, ela está maluca, ela está doidinha!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Magda! A música é a Piradinha sim! É uma "brasileirada" pouco adequada à miudagem mas que TODOS cantam! A minha incluída (até dança...)!! http://www.youtube.com/watch?v=1JsVZQzyKYM
    Beijos e até sábado

    Sandra

    ResponderEliminar
  4. É bom ir construindo rituais em família :)
    Recuperar rituais antigos e inventar novos que (porque não?) poderão passar para as gerações seguintes :)

    Sim, é piradinha mesmo... O meu mais novo delira com essa música :P

    ResponderEliminar
  5. It's a song, unfortunately my country (Brazil). It is the theme of "Valdirene", who plays a poor woman who wants to marry rich men in the novel.
    It's a bawdy song.
    We're talking about the same thing?
    http://www.youtube.com/watch?v=1JsVZQzyKYM

    ResponderEliminar
  6. It's a song, unfortunately my country (Brazil). It is the theme of "Valdirene", who plays a poor woman who wants to marry rich men in the novel.
    It's a bawdy song.
    We're talking about the same thing?

    http://www.youtube.com/watch?v=1JsVZQzyKYM

    ResponderEliminar
  7. Eheheh é mesmo isso. Também somos pela vida, pela celebração, pela alegria e por momentos de felicidade. Mas já nem preciso de dizer isso ;)
    Obrigada pelas bolachinhas :)

    beijinhos e até já ;)

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share