Novo desafio no blogue: DESLIGA

12.7.13



2013 começou com dois grandes desafios:
O Berra-me baixo e o 
Gratidão num frasquinho

E como não há duas sem três, voilá que o meio do ano chega com mais um novo desafio. Fácil, mas atrevido.

A ideia é desligar a TV durante uma semana. 

Como sabes, cá em casa nós não temos TV. Temos um televisor mas não temos um único canal. Nop! Nada de RTPs, Sics ou TVIs. E vivemos bem. Temos mais tempo para ler, brincar e organizar a casa e as tarefas. Ouvimos muita música. 

Sim, os nossos filhos vêem TV. Claro que sim! Até porque se aprendem coisas boas e interessantes. Mas, para ver uma série ou um desenho animado, temos mesmo de ter vontade. Quando nos sentamos à frente da TV é quase um momento importante porque dá uma trabalheira ligar aquilo tudo.

E quando me perguntam: ah e tal, mas é difícil, como é que consegues, como é que os teus filhos não se passam, eu simplesmente digo: 'se não há, não há! Eles nasceram com esta realidade. Além do mais, quando encontramos outras coisas fixes para fazer, então a coisa pode tornar-se muito mais divertida do que passar horas em frente à TV.

A ideia deste desafio, que vai iniciar-se daqui a uma semana é estares mesmo uma semana sem veres TV.

N-I-C-L-E-S! Nada de notícias, de novelas. Nada de 'ah, quando eles estiverem deitados....'. O desafio é reset TV.

O desafio pode ser puxado mas sei que tens imenso a ganhar.
Porque vais estar mais disponível para estares com os teus filhos e o inverso também. Mas claro, terás de ultrapassar a missão que é convencê-los a entrarem neste desafio. E se quiseres deixar o teu testemunho vais puder fazê-lo num num post só para isso.  Aliás, podes sempre dizer que é para um desafio público e que há uma pessoa a querer saber como correu. Para além de lhes explicares quais são as vantagens.

Tens uma semana para preparar as tropas aí em casa! Tens uma semana para arranjares ideias de actividades giras para serem feitas no lugar da TV. Tens o verão, e os dias mais longos e mais quentes para saíres de casa e passeares com eles.

Tens um desafio que te promete um maior vínculo com os teus filhos, no final. Ainda que na fase de arranque te possa parecer todo o contrário.

Então, se queres aderir, inscreve-te AQUI!


Atreves-te? Aceitas o desafio?


13 comentários:

  1. aceito sim... começo segunda feira dia 15. prometido

    ResponderEliminar
  2. Já ficamos sem ver televisao durante 6 meses. Nem a ligava. O resultado foi k a televisao avariou. Agora ligo-a todos os dias para ter s certeza de k nao volta a avariar mas acho k numa semana isso nao acontecerá :)

    ResponderEliminar
  3. Já ficamos sem ver televisao durante 6 meses. Nem a ligava. O resultado foi k a televisao avariou. Agora ligo-a todos os dias para ter s certeza de k nao volta a avariar mas acho k numa semana isso nao acontecerá :)

    ResponderEliminar
  4. Já passei 6 meses sem ligar a televisão. Como resultado s televisão avariou. Agora ligo- a todos os dias para ter a certeza de k nao avaria. Mas uma semana nao vai fazer mal :)

    ResponderEliminar
  5. Já ficamos sem ver televisao durante 6 meses. Nem a ligava. O resultado foi k a televisao avariou. Agora ligo-a todos os dias para ter s certeza de k nao volta a avariar mas acho k numa semana isso nao acontecerá :)

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está um desafio super interessante!
    Eu já não vejo tv há imeenso tempo, mas todos os dias deixo o meu filho a ver um episódio do Mickey enquanto faço a sopa do almoço ou quando preciso meeesmo de trabalhar. Mas vou tentar segui-lo à risca e convencer a família a alinhar no dito cujo. :)

    ResponderEliminar
  7. Margarida Fortuna13 julho, 2013

    Desafio aceite! ;0)
    Este vai ser fácil ou ...veremos...estou curiosa!

    ResponderEliminar
  8. Ah que giro!!!! Cá em casa a tv é ligada para ver as notícias ao almoço e depois ao jantar... Depois das notícias, vemos as series da RTP2. Não passamos muito tempo a vegetar em frente ao aparelho, mas de vez em quando lá vai! Como o mini ser ainda não vê tv, o desafio é para os pais!!
    Já agora, como actividades para fazerem com os vossos catraios, proponho leituras... Leiam com eles, para eles, deixem-nos ler para vocês, façam desenhos sobre. História que leram, explorem a mesma história em fantoches feitos por vocês, enfim... Divirtam-se!
    Vou sugerir este desafio também no Planeta Zorp... parece-te bem?!

    Beijinhos da costa alentejana!

    ResponderEliminar
  9. Também nós cá em casa não temos televisão. Não entro no desafio porque esse é o meu quotidiano! :-D Mas sempre conversámos que quando tivéssemos filhos se calhar íriamos ter que o fazer. Agora ao ler este post, fico convencida que não é necessário. Isso deixa-me contente!

    ResponderEliminar
  10. Já passei por isso quando a tv avariou e notei mesmo diferenças para melhor. Não sei se o problema aqui é convencer a criança, se o pai da criança! LOL

    ResponderEliminar
  11. Ideia muito boa....
    mas já sei que não vai ser fácil cumprir... :(
    às vezes é bom ter só aquele barulho de fundo!!

    ResponderEliminar
  12. Desafio aceite: nós passamos as férias numa casa sem televisão, levamos musica, tablets, livros, pinturas e afins.
    Em casa temos televisão para eles às 6 da manhã e às vezes um bocadinho ao final do dia enquanto preparamos o jantar. Mas gostava de ter menos ainda, e mais tempo para lhes dedicar.

    ResponderEliminar
  13. Bom dia!
    A TV foi um tema por nós abordado no blogue. Na verdade, a televisão tira tempos de Família e insere-nos numa espécie de limbo que não aproveita a ninguém.
    A propósito, iniciámos práticas sobre o assunto.
    Por um lado, triar programas. Por outro, fazer serões que aproximem e fortaleçam a Família, sejam jogos, seja a leitura conjunta, seja a partilha do dia, ou outros.
    Outro pormenor importante que entendemos imperativo é desligar a televisão às refeições. A alienação que provoca é substituída por conversas e partilha.
    O propósito é serem os pais a definir quando, como e a que propósito é vista a televisão.

    FEM

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share