Desliga - are you ready?

21.7.13



A ideia do desafio DESLIGA é mesmo deixares de ver TV durante uma semana. Só uma. Sem fundamentalismos, sem pressões. Se não for possível, ainda assim convido-te a continuares o desafio. Porque tens muito a ganhar :)

A ideia não será proibires os miúdos de verem TV e sim descobrirem o que juntos podem ganhar e fazer. Ajudar nas tarefas domésticas, conversarem, saírem para passear. Em grosso, aumentarem o vínculo.

Tens quantas TVs aí em casa? E não consegues controlar tudo? Pronto, aí és tu que geres! Admito que em alguns lares este seja um desafio fácil e noutros (muitas vezes até por causa deles, os homens!). Mas, como a palavra diz, é um desafio.

Ao longo desta semana (curta ou longa, dependerá da perspectiva), vou deixando aqui e no facebook alguns lembretes e imagens como teasers.


Eu não vou entrar neste desafio. Como sabes, cá em casa temos televisor mas não temos um único canal (nem RTP, nem Sic ou TVI). E por isso só nos sentamos à televisão quando nos apetece mesmo ver alguma coisa especial.

No entanto, o facebook ocupa-me algum tempo. Aquilo que eu vou fazer é preparar alguns posts e colocá-los automaticamente no Facebook. O meu desafio é então menos Facebook e usar este tempo para outras coisas, como aumentar o vínculo e tratar de mim.

Vamos a isso, gente gira? Detox!!


Inscreve-te AQUI
Mais infos AQUI

5 comentários:

  1. pois, acho q nos tempos q correm o desafio seria mm cortar com o tempo de ecrã (sim, estou a falar do computador, ipads, iphones, etc).
    isso sim, era um verdadeiro desafio!!

    ResponderEliminar
  2. Embora não utilizemos muito a única TV que temos cá em casa, vou aproveitar o desafio para o estender também ao computador! ;) Bjo

    ResponderEliminar
  3. Vivemos sem TV ha alguns anos, temos alguns amigos que tambem seguem a mesma teoria. Estamos todos contentes, somos informados e formados.
    Nao suportamos sequer a publicidade e os varios sons que dela saiem.... Nao voltamos atras.
    Era interessante que as pessoas compreendessem a diferenca das refeicoes sem TV. Espero que todos que tentem consigam perceber o quanto a TV stressa as pessoas.

    ResponderEliminar
  4. Sem querer já lá estou!!!! Sem computador em casa prai há 1 mes, telemovel pre historico, facebook muito muito pouco, a televisão vai ser peanuts! ainda para mais com a Cria doente, quero mais é fazer imensas coisas e aproveitarmo-nos o máximo que pudermos!!!! o problema vai mesmo ser o resto do pessoal lá de casa...
    I'm IN!!!!
    Margarida

    ResponderEliminar
  5. Cá em casa, quase sem perceber, a TV estava a ser uma babysitter a que recorria demasiadas vezes... ora porque estou sozinha com os dois e quero tomar duche, e já agora aproveito que estão quietos e vou tratar da roupa, da louça, etc e sem dar por ela eles ficavam mais tempo do que o desejado a ver o Disney Channel... (principalmente o mais velho é/era viciado em tv).
    Resultado: ou estavam a ver tv ou estavam à bulha um com o outro sem brincar.
    Lançaste o desafio, e eu adaptei-o à minha maneira - podem ver tv (uns 10 minutos) antes de ir deitar (porque é um ritual para acalmar antes da história e cama). A regra - e não é só 1 semana, é para sempre - é que só podem ver tv antes de ir dormir. De dia não há tv.
    Está a correr muito bem. Ainda pedem de vez em quando, mas aceitam a regra na boa. Quando vou tomar duche deixo-os a brincar com algo que não brincam há um tempo - um jogo guardado ou assim - e eles acabam por andar à bulha o mesmo que antes: as bulhas que existiam entre episódios do Mickey agora acontecem entre brincadeiras. Eu achava que eles iam estar à bulha o tempo todo, e surpreendi-me por não ser assim.
    Qto a nós (quase) adultos, estamos sem PC há uns 2 ou 3 meses e só nos tem feito bem. Picamos o FB no telemóvel, eu espreito os blogs numa pausa do trabalho e as noites ficam para outras coisas - regressei à leitura, e estou a iniciar-me na costura. Só vantagens.
    Já vivi alguns anos sem tv e na altura não me fez falta - se bem que quando me apanhava em frente a uma, num café por exemplo, não conseguia parar de olhar! - mas via o que queria (series, filmes) no portátil. Desde então uso a tv nos mesmos moldes, para ver o que me interessa mesmo, e não o que está a dar no momento - e estou sempre a fazer outras coisas, costura, passar a ferro, etc.
    Prefiro que os meus filhos vejam um pouco por dia e "matem o vício" do que não vejam nada em casa e depois passem horas e horas a ver em casa dos avós (conheço alguns casos assim) em vez de brincar com os primos.
    Mais um excelente desafio, que foi o impulso que me faltava para mudar a nossa vida um bocadinho para melhor.
    Obrigada! :)

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share