Como é que se diz...?

20.6.13
-'Obrigada...' - num tom de voz meloso, a olhar para a coisa que lhe deram, ou a não olhar nos olhos mas para o fundo e em resposta automática.

- 'Então? Como é que se diz?'
-'Se faz favor...'

Há certas correntes e autores que são pela ideia que não é preciso pedir/obrigar os miúdos a dizerem 'se faz favor' e 'obrigada'.

Eu tenho uma opinião diferente. Acredito que devemos pedir/insistir para que eles usem as chamadas 'palavras mágicas'. E porquê?

Porque fica bem [ui, o que fui aqui dizer!] :) 
Sim, porque é bom ouvir um se faz favor e um obrigado.

Porque faz parte da educação
Se o outro nos ajuda ou nos vai ajudar, é bom ouvir estas palavras, sabe bem um reconhecimento.

Porque há coisas importantes e que demoram a vir de forma espontânea.
Ah e tal mas se tu o disseres, eles acabam por fazê-lo, mais cedo ou mais tarde. Se queres que eles façam igual, começa tu por fazê-lo. 
Sim, é verdade, os miúdos apanham muito do que nós fazemos/dizemos. Mas se isto é importante para ti [e de uma maneira geral é importante na vida em sociedade -porque um bocadinho de gentileza é tão importante] então não vejo mal nenhum [bien au contraire] em pedir isto aos meus filhos. 

Eu digo obrigada e se faz favor o tempo todo. Aos outros e a eles. 



7 comentários:

  1. Curiosamente, há uns dias atrás eu e o meu marido questionámos precisamente isso... não só o "obrigado", o "se faz favor", mas também o "olá" e o adeus"... deve-se obrigar a criar esse hábito no nosso filhote ou não? E acho que sim, porque fundamentalmente é uma questão de educação e gentileza (e o fazer-se apresentar quando se chega e despedir quando se vai embora é tão ou mais importante). E acho profundamente que são estes detalhes que ás vezes fazem a diferença e nos podem levar mais longe do que outros...
    bjs e obrigada pela partilha!
    NF

    ResponderEliminar
  2. eu também estou sempre a bater nessa tecla com os meus garotos, já bem crescidos. Às vezes basta abrir os olhos para eles saberem do que estou a querer dizer. MAs, nem sempre me obedecem a bem. Eles são tramados. Gosto de vos ler.

    ResponderEliminar
  3. É de pequenino que se aprende!! São as palavras que mais uso com os meus, depois do Bom dia e boa tarde e até logo!!
    É importante para eles darem valor a essas palavrinhas! Serão pessoas muito melhores no futuro!!
    Obrigadinha, sim?
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
  4. Cá em casa é igual! Incentivamos e somos os próprios a dizer ao nosso baby "Por favor" e "Obrigado!".
    "De pequenino é que se torce o pepino." E é tão bom vê-los que assimilam e praticam, pelo exemplo e pelo incentivo. :)
    Um grande beijinho,
    A Cozinheira

    ResponderEliminar
  5. Que engraçado... Eu não costumo pedir à minha filha para dizer essas palavras mágicas e, no entanto, ela diz. A senhora que trabalha na pastelaria onde vou, no outro dia, referiu exactamente isso! E chegamos à conclusão de que é porque eu e o pai também usamos as palavras mágicas com ela. Não há melhor para ensinar do que dar o exemplo! Realmente essas palavras são algo que eu aprecio e valoriso muito. Educação não faz mal a ninguém. Aborrece-me ver que a nossa sociedade caminha a passos largos para parte incerta... quando os pais não impõem limites, não dão educação, nem incutem responsabilidades às crianças! É o "deixa andar". Criar, educar dá trabalho; não é suposto ser fácil. E de pequenino é que se torce o pepino!
    PS - Estou a gostar de conhecer o blog!

    ResponderEliminar
  6. Adoro o facto dos meus dois filhos (sim, o mais pequeno também!) usarem essas palavras, muitas das vezes, por iniciativa própria, acho que tem a ver com duas coisas que a Magda frisou aqui, a insistência e o dar o exemplo. partilho da sua opinião e acho fundamental que, logo de pequeninas, as crianças aprendam o que é a gratidão e o respeito pelos demais.

    ResponderEliminar
  7. Quando os meus filhos se esquecem das palavras mágicas, eu faço-me desentendida e eles acabam por repetir o que tinham dito, acrescentado das palavras mágicas. Mas sabe muito bem ouvir tudo "bonitinho" à primeira, o que felizmente também acontece!

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share