Barrigas & Companhia

15.5.13
Como sabes, eu gosto sempre de saber mais sobre quem está por trás dos projectos e porque razão existem.
Aqui há uns tempos falei-te (eu e uma série de bloggers) sobre o projecto Barrigas e Companhia. Se és curiosa como eu, senta-te aqui ao meu lado e lê a conversa que tive com a Tânia, a fundadora do Barrigas & Companhia.




Como é que nasceu a ideia do Barrigas & Companhia?
O Barrigas & Companhia, nasce inicialmente pela minha necessidade pessoal de encontrar respostas relativas à Parentalidade.
Tinha acabado de ser Mãe e senti uma enorme falta de informação nas questões relacionadas com essa matéria.
Aliás tudo começa por aí… há 7 anos atrás a palavra mais usada era Maternidade e não Parentalidade!!! Graças a Deus muito mudou desde essa altura…
Fui convidada por uma amiga e parceira nesta viagem, a Raquel, a ingressar numa equipa que tinha uma ideia: um encontro de grávidas! Nesse mesmo dia depois de deitar a minha filhota, dei à luz um novo filho: Barrigas de Amor.
Pensei… que bom que seria poder concentrar num só dia e num só espaço o máximo de informação e formação possível sobre esta área. A minha cabeça não parou mais… e nessa mesma noite nasce o conceito Barrigas de Amor tal e qual como o conhecem!
Aliada à minha necessidade pessoal, tornou-se cada vez mais perene a questão do deficit da Natalidade que caía e continua a cair a olhos vistos. E todos os problemas que isso acarreta, nomeadamente a questão da sustentabilidade.
Pensámos… Temos de colocar a questão em agenda. E assim o fizemos!
Criámos o Barrigas de Amor que entretanto ao longo destes 7 anos foi crescendo e deu lugar ao Barrigas & Companhia. Começou por ser um evento claramente direccionado para os casais grávidos, mas neste momento abrange toda a família, com mais de 340 horas de formação, informação e claro, diversão para todos.
E só assim faria sentido… quando nasce uma criança tem de haver todo um reajustamento da dinâmica Familiar – reajustamento de papeis, que nem sempre é fácil. É um período de bastante sensibilidade em que todos necessitam de se unir e encontrar um novo equilíbrio.

Dirige-se a quem? 
A Toda a FAMÍLIA.
Temos mais de 34 espaços com formação e informação para toda a família. O que representa 340 horas de actividades, para já não falar na animação.
Contamos com cerca de 5 espaços inteiramente dedicados à grávida, 1 espaço para os Papás, 1 para os avós, 12 espaços dedicados à Família, 14  para os bebés e crianças e até o animal de estimação tem lugar no Barrigas & Companhia com um espaço inteiramente dedicado a si.

Quando nos metemos numa coisa assim, temos um desejo maior - não é um emprego apenas, para pagar as contas. É uma missão maior. Qual é a tua ideia com este projecto?
Costumo brincar e dizer que o Barrigas & Companhia é o meu segundo filho.
É de facto um PROJECTO DE VIDA!!!
E neste momento é um projecto de vida partilhado a três (Eu, Raquel Trigo e Joana Poiares),  três mulheres que se uniram e que pretendem fazer do Barrigas & Companhia muito mais do que um evento anual.
Quando iniciei este projecto, enquanto Barrigas de Amor,  estava bastante concentrado e focado nas questões da Parentalidade e Natalidade.
Mas ao criar uma nova família percebi  que quando se têm um filho há toda uma dinâmica e reajustamento familiar que tem e deve ser feito e que o apoio de toda a família se torna vital.
Assim, o Barrigas de Amor cresceu e alargou a sua Missão e Filosofia, com formação e informação para toda a família.
E porque queremos ir mais longe, O Barrigas & Companhia irá marcar presença ao longo de todo o ano, através do Programa Mãe. Esta iniciativa ao qual o Barrigas & Companhia se juntou em parceria com o Centro Pré e Pós Parto consiste na realização de formações específicas para a Parentalidade ( tanto de incentivo como visa promover o bem-estar do casal no período Pré-concepção, Gravidez, Pós Parto) que irão realizar-se dentro e fora de portas com especialistas e serão totalmente gratuitas.
Por outro lado, acreditamos que a solidariedade não poderá ser esquecida e por isso o Barrigas & Companhia juntou-se como embaixador da  Make a Wish Portugal. Esta fundação tem como  missão realizar desejos de crianças e jovens, entre os 3 e os 18 anos, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, para lhes levar um momento de alegria e esperança.
O Barrigas & Companhia irá realizar diversas acções solidárias a favor da Fundação Make a Wish Portugal ao longo do ano, denominadas de “ Momentos de Partilha”, uma delas já teve lugar: o 1º Encontro Barrigas & Companhia, com o Dr. Mário Cordeiro e foi um sucesso!
A nossa aposta é na qualidade de formação e informação, nos momentos de partilha entre a família, porque defendemos que a Família é o pilar da sociedade!


E agora tens grandes parceiro - a TVI, a IOL, a Rádio Comercial (Ruy de Carvalho,Cristina Ferreira, Alice Vieira, Kátia Guerreiro, Vanda Miranda, Nuno Markl, Joana Azevedo, Patricia Bull, Joana Solnado) Qual é a sensação de ser apadrinhada por gente tão boa?
Se é que posso fazer um paralelismo: quando encontramos uma amiga/amigo que não vê os nossos filhos há muito tempo uma das frases mais usadas é: “Estás tão crescido/a”, e nós Pais que partilhamos o nosso dia-a-dia com eles por vezes não nos damos conta do quanto cresceram.
Sinto isso com o Barrigas & Companhia…
Desde o 1º ano, foi sempre um projecto construído passo a passo (baby steps), sempre com a certeza e o rigor de informação e formação científica, com a preocupação se sermos uma referência na área da parentalidade e família e com uma enorme vontade que este projecto se alargasse da sua casa Mãe (Oeiras) a outras casas, onde pudéssemos receber com a mesma dignidade todas as famílias da mesma forma que o fazemos uma vez por ano.
O Barrigas de Amor foi crescendo dando lugar ao Barrigas & Companhia, e foi com enorme satisfação e orgulho que este ano temos a TVI, a IOL, a RÁDIO COMERCIAL a associarem-se ao projecto, e uma verdadeira honra poder contar com figuras tão ilustres da nossa sociedade como são o Ruy de Carvalho, Cristina Ferreira, Alice Vieira, Kátia Guerreiro, Vanda Miranda, Nuno Markl, Joana Azevedo, Patricia Bull, Joana Solnado.
Para já não falarmos de todas as Mães e Pais (Mummy e Daddy Bloggers) a quem endereçamos um convite no sentido de apadrinharem a “Campanha Momentos de Partilha” que lançamos no âmbito da responsabilidade social do B&C e que desde logo aceitaram. A todos um muito obrigada por acreditarem!!!


Quem mais está ligado a este projecto (e qual o papel?)
Uma Família inteira J
A Raquel Trigo que é a outra “Mãe” do projecto Barrigas & Companhia que está mais ligada à área de produção; a Joana Poiares que integrou o projecto há um ano e que é a responsável pela área de comunicação; o Mário Rosa e o João Poiares são responsáveis pela área comercial; a Rita Correia que é a nossa ilustradora e designer; o Sérgio Dinis e o Alexandre Rodrigues são responsáveis pela produção audiovisual. Isto a família mais próxima! Depois contamos com um sem numero de profissionais e parceiros que em breve poderão conhecer no nosso site. Tu, Magda és uma delas! Obrigada por teres aceite este nosso convite e por te teres juntado à equipa Barrigas & Companhia.

O que de melhor o Barrigas & Companhia te trouxe?
O Barrigas & Companhia trouxe-me uma 2ª família – a família Barrigas & Companhia. E esse espirito começa na equipa mas prolonga-se aos inúmeros parceiros que temos connosco. Muitos deles cresceram ao nosso lado e orgulhamo-nos disso. É um prazer ver que continuam a crescer, assistir a esse mesmo crescimento quer a nível profissional, pessoal mas também familiar. A nossa família aumenta de dia para dia e parece que o ambiente é contagiante!!! Parecemos ter uma tendência natural para combater o deficit de natalidade que se faz sentir. J Só este ano de 2013 já vêm mais 4 bebés a caminho 
É um prazer ter realizado e continuar a realizar de perto esta caminhada junto de tantas pessoas que sempre acreditaram neste projecto!
Gostava apenas de deixar aqui um agradecimento muito especial a 4 pessoas que foram igualmente fundamentais para o crescimento do Barrigas & Companhia: Rosa Vilas, Carlos Vilas, os nossos fotografos oficiais e o Miguel Basto e Tatiana Dominguez, do Centro Pré e Pós Parto. Obrigada por todo o vosso apoio!


O que é que vai acontecer este ano? Podemos estar a contar com o quê? Aguça-nos o apetite
Este ano,  “A Família: O Pilar da Sociedade” é o tema do Barrigas & Companhia. Estamos convictas que em situações difíceis decorrentes da crise financeira que Portugal atravessa, a Família é o pilar onde cada individuo encontra a força necessária para ultrapassar grandes dificuldades. E, por isso, pretendemos ceder ferramentas às famílias para melhor lidarem com esta situação.
Ainda é muito cedo para falarmos de algumas novidades que o Barrigas & Companhia terá em 2013… Mas posso garantir que manteremos a qualidade e o rigor da formação, o dobro da animação e o cuidado e atenção com que sempre recebemos os nossos visitantes na nossa humilde casa!
Assim que podermos levantar um pouco o véu faremos… E serás com certeza das primeiras a saber!



Site AQUI
Facebook AQUI
Blogue AQUI


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share