Yoga para crianças... em festas!

12.4.13


Há umas semanas pedi aqui ideias para actividades a organizar numa festa de anos para miúdos. Houve imensa gente a ajudar e, no meio dessa ajuda, veio uma ideia da Marta, que conheci por ter feito o workshop do ano passado, no Porto. Yoga numa festa. Não seria uma aula a sério mas era uma introdução. Achei a ideia tão gira, que quis saber mais.

A Marta contou-me que vai a festas ou outras iniciativas e dá uma aula de yoga. Ou então imagina que gostavas que os teus filhos mais alguns filhos de amigas fizessem yoga mas não conheces escolas? Fala com a Marta, que isso arranja-se.
Eu quis saber quais são os benefícios do Yoga nas crianças. Há tantos (a Rita do Busy Woman mudou radicalmente de vida e é qualquer coisa ler os posts dela desde que abraçou esta forma de vida)! Segundo a Marta, ‘Uma aula de Yoga para crianças não é exatamente igual à dos adultos. Não funcionaria. Tem de ser adaptada. Faz-se Yoga a brincar. Deve ser sempre feito de forma séria, com respeito, mas também com muita diversão. A aula inclui posturas (âsanas) com histórias ou história com posturas, respiração consciente (prânâyâma), música, imagens, dinâmicas de grupo, relaxamento, massagens, mandalas, entre outros. ‘






Cá em casa iniciei de forma muito informal (em jeito de brincadeira, tal como iniciei a capoeira) a minha filha com um livro que a minha ‘in law’ me deixou. Claro que isto requer disciplina e foco e tempo e a coisa foi ficando de lado. Com o bichinho da Rita e o testemunho da Marta, tenho vontade de experimentar uma aula com a pequenada.

E que mais há a saber? Nas palavras da Marta “O Yoga ajuda a criança a tomar consciência de um estilo de vida mais saudável. Adquire mais resistência, mais flexibilidade, mais equilíbrio, mais coordenação físico-motora. Corrige a postura e a coluna, tranquiliza-se a respiração e o sistema nervoso e fortalece o sistema imunitário. Permite desenvolver o relaxamento, a tranquilidade, a concentração, o autoconhecimento, o respeito por si e pelo outro. 
Ajuda a tornar-se mais ponderada, mais centrada, mais consciente, a acreditar mais em si própria e, enfim, a ser mais feliz e a ter noção disso (como sendo uma escolha, uma opção sua, tal como a maioria das coisas da vida). Além disso, as crianças podem praticar Yoga desde bebés, com a ajuda dos pais (há aulas próprias de Yoga para bebés). De forma individual, ou seja, sem a presença dos pais, é aconselhável só a partir dos 3 anos. As aulas estão, normalmente, dividias por faixas etárias, do género: 3-5 anos, 6-11 anos, adolescentes (que já podem até, conforme a idade, frequentar determinadas aulas de adultos). Há também aulas direcionadas a pais e filhos ou avós e netos, por exemplo.




Mais infos: Marta Rodrigues Pinto  (pinto.martarod@gmail.com)


Site AQUI
Facebook AQUI
Blogue AQUI



1 comentário:

  1. Parabéns, muito lindo seu blog e cheio de dicas e conteudos super interessante,estou a seguir aqui !! Adorei saber sobre a Yoga para crianças :)

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share