Guest Post - Não nos transforma na mãe do Ruca, mas ajuda-nos a reflectir e a agir pela positiva! - Mafalda, vidasdanossavida

25.4.13

Obrigada, Mafalda, por este testemunho - A esta hora a Mafalda já deve ter sido mamã pela segunda vez  e por isso votos de muitas felicidades! Um beijinho!


Todos os créditos desta imagem para a Inês Pargana. Mais AQUI


Já não me lembro como cheguei até ao blog Mum’s the Boss (o nome é do melhor e pode ter sido por aí), mas sei que fiquei logo rendida e pouco tempo depois a Magda anunciou um workshop com o tema "A Arte e a Ciência de Educar Crianças Felizes". Não hesitei e inscrevi-me logo. Receei não poder ir porque entretanto engravidei e fiquei de baixa de alto risco, mas tudo se conciliou para eu estar naquele workshop. Adorei! Adorei o espaço que a Magda escolheu, adorei a boa energia e a simpatia da Magda e o bom ambiente que ali se gerou. E, acima de tudo, adorei tudo o que ouvi e que para mim fez todo o sentido. Aprendi termos novos mas, acima de tudo, aprendi a escutar e a conectar-me com o filho e a ser mais criativa a lidar com as birras e as medições de forças! Aprendi a dar-lhe a volta, a desconstruir a birra e a desmontar uma situação com tendência a complicar-se com um simples ataque de cócegas, um desviar de atenção ou um "Sabes uma coisa, lembrei-me agora! Tenho uma coisa gira para te mostrar..." E em 10 segundos temos de arranjar qualquer coisa que o distraia. Mas eles são curiosos e é fácil arranjar algo simples que lhes prenda a atenção e, muitas vezes, é o suficiente para desbloquear a birra e vestir-lhes o casaco, metê-los no banho ou sairmos de casa.
Com a Magda tomei consciência do "nós é que somos os adultos!". Parece demasiado óbvio, quase ridículo, não é? Mas se pensarmos bem reparamos que muitas vezes também fazemos birras e cabe-nos a nós manter a calma, respirar fundo e ajudar o nosso filho a ultrapassar uma birra ou um momento de tensão… O nosso cérebro está totalmente desenvolvido e o deles não, ensinou a Mum!
Só tive pena que o meu marido não tivesse ido comigo, mas eu tenho-o trazido para dentro deste modo de educar para a parentalidade positiva. Claro que há dias em que o meu filho de 3 anos dá comigo em doida e eu levanto a voz (apesar de continuar com o desafio berra-me baixo sempre presente na minha cabeça) e lá ouço, em tom de brincadeira "Lá se foi a parentalidade positiva". Claro que é muito mais fácil ser aquela mãe calma, doce, compreensiva e tranquila que aplica a parentalidade  positiva quando os nossos filhos se portam bem e colaboram, mas o desafio são todos os outros dias!
Obrigada, Magda, por todos os ensinamentos (muitos deles tão simples) e por nos ajudar a pensar em determinados assuntos por ângulos diferentes e mais positivos. Sou uma mãe mais calma, mais paciente e mais criativa desde que a parentalidade positiva entrou na minha vida. E tenho posto em prática o que falámos na sessão de coaching sobre a chegada do mano - que é esperado a qualquer momento!!! - e até agora a reacção do mais velho não podia ser melhor. 
 A Magda tem o dom de nos fazer reflectir sobre as questões e sobre que mães queremos ser para os nossos filhos. E se o meu filho é o melhor do mundo, merece que a mãe também o seja! E nada custa mais no coração de uma mãe quando agimos de maneira oposta à que queremos e não somos a mãe que gostávamos de ser. Por isso, obrigada!

Deixo-lhe alguns links de vários posts que já escrevi sobre isto! 









Site AQUI
Facebook AQUI
Blogue AQUI

5 comentários:

  1. Muito giro!! E sim, o Afonso já nasceu!! ParaBens à Magda, à Mafalda e claro, ao Afonso!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A parte da maternidade correu lindamente e foi mágico ver os meus filhos conhecerem-se. Vou continuar com os ensinamentos da sessão de coaching e do workshop.. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. muitos, muitos parabens e mtas felicidades!!

      Eliminar
  3. Parabéns à mamã, ao bebé e família. Gostei muito das suas palavras. O seu testemunho é muito sincero e vai de encontro com aquilo que penso sobre "este" blog, tão especial . Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Adorei ler! a maternidade é um universo maravilhoso! estamos sempre a aprender ♥

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share