Gombby é made in Portugal :)

24.4.13
Como sabes, nós cá por casa não temos nenhum canal de TV (nem a RTP, nem Sic, nem TVI) mas, mesmo assim, vou conhecendo os bonecos que me vão aparecendo à frente.

Quando o Gombby me foi dado a conhecer, fiquei espantada por sabê-lo português. A bem da verdade, conhecia o nome mas ainda não tinha visto nenhum desenho animado. Na altura estava sem tempo (o bebé tinha mesmo acabado de nascer e tinha muito sono!) pelo que deixei a questão de lado por uns tempos. 
Finalmente lá fizemos o download da aplicação para iPhone e comecei a achar piada ao 'rapaz'.
E como aqui no Mum's gostamos de saber o porquê das coisas, quis fazer uma entrevista ao Pedro Maria, o Pai do Gombby!


E aqui fica o resultado final. Que giro, o Gombby é português! Caramba, a gente faz coisas mesmo giras, não faz?







P: Quem são os pais do Gombby? Qual deles é estrangeiro? Com um nome assim tem mesmo de ser, é regra nas conservatórias :D
R: Então o Gombby é a excepção que confirma essa regra, porque ele é 100% Português! :D 
A ideia surgiu em 2005. Na altura era um dos sócios da PMV Design, agência de comunicação onde desenvolvemos muitos produtos para o publico infantil, mas sempre por intermédio dos nossos clientes. 
A dada altura, eu e os meus sócios, decidimos criar um produto que fosse nosso, utilizando toda a experiência que tínhamos ganho ao longo dos anos. Curiosamente, nessa mesma altura estava a começar a escrever uma história infantil e daí até passar à criação do Gombby foi um pequeno salto. Rapidamente lançamos o desafio a nós mesmos de criar uma série de animação em 3D.
Em 2008 foi criada a Big Storm Studios que acabou por dar uma casa à produção da animação da série Gombby e providenciar a estrutura de que ele precisava para crescer com saúde! Desde o primeiro dia que o nosso objectivo era criar um projecto que resultasse em qualquer país. Claro que isto tornava tudo muito mais difícil e ambicioso mas ao mesmo tempo o desafio tornava-se também cada vez mais aliciante. Procurámos então um nome que funcionasse em qualquer idioma e após imensos estudos acabámos por baptizar o nosso pequeno padeiro de Gombby.
P: Em que ano nasceu?
R: Foi concebido em 2005 mas depois teve 4 anos de gestação.
P: Qual era o objectivo deste boneco? Continua a ser o mesmo? 
R: O principal objectivo era criar um personagem, um universo e um conjunto de histórias que fizessem a ponte entre o entretenimento e a educação, para crianças em idade pré-escolar e, claro, essa visão mantém-se ainda hoje.
P: Então agora o Gombby vai emigrar ou vai fazer carreira internacional? E vai visitar que países?
R: Desde o início do projecto que o Gombby quis conquistar as crianças um pouco por todo o mundo. Começou essa demanda em Maio de 2011 com a estreia no CLAN, o principal canal infantil em Espanha, propriedade da Televisão Espanhola – TVE. Depois disso, fez um longo voo que levou a Ilha Verde até ao Médio Oriente onde começou a ser transmitido já em Janeiro deste ano no Baraem TV que é também um canal pré-escolar que faz parte da rede da Al Jazeera. Mais recentemente, em Fevereiro estreou também na Bósnia. Para podermos chegar a todo o mundo mais rapidamente, lançámos este ano uma aplicação móvel para iOS (iPad e iPhone) chamada Gombby Channel onde as crianças podem ver até 13 episódios do Gombby, em Português, Inglês e Espanhol. Mas não vai ficar por aqui, temos muitas outras coisas para fazer!
P: Como tem sido a receção do Gombby nesses países?
R: Fantástica! Em Espanha o Gombby é uma das séries mais vistas pelos mais pequenos, e tem tido um sucesso enorme. Nos outros países em que está na Televisão, os resultados iniciais são muito bons, mas ainda é cedo para termos a noção da dimensão do sucesso. Quanto aos outros países que têm apenas por enquanto acesso ao Gombby através da nossa App, o feedback tem sido extremamente positivo, principalmente porque, sem presença na Televisão, torna-se muito difícil conseguir a atenção das pessoas. Felizmente, fomos apresentando o Gombby a muitos blogs com bastante popularidade e isso ajudou-nos a conseguir mais visibilidade, e mostrar o Gombby a mais pessoas.
P: O Gombby é poliglota? Que outras línguas fala?
R: Já reparaste com certeza que o Gombby tem muita facilidade em aprender línguas, o que para uma criança é impressionante! ;) De momento fala Português, Espanhol, Inglês, Bósnio e Árabe mas com a mesma facilidade irá aprender outras línguas. Tudo depende de onde as crianças queiram ver o Gombby.







Site AQUI
Facebook AQUI
Blogue AQUI

1 comentário:

  1. Já vi alguns episódios na televisão e gostei. Não posso dizer o mesmo da qualidade do jogo para aprender a reciclar com o Gombby, que foi oferecido a um dos meus filhos. É um loto em que as imagens das coisas para reciclar (colocando no sítio certo) são por vezes ambíguas (é muito difícil distinguir se são plástico ou vidro). A ideia é gira, mas foi mal conseguida.

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share