"Do. Or do not. There is no try "(Yoda, Guerra das Estrelas)

2.3.13




- You must unlearn what you have learned.
- Alright, I'll give it a try.
- No! Try not. Do. Or do not. There is no try.




Peço-te que imagines esta cena. Eu coloco-te uma cadeira à tua frente e digo:

-       Tenta sentar-te nesta cadeira.

De certeza absoluta que ficas a olhar para mim e a pensar ‘olha, tá xoné!’.
Pois, o que te peço não é motivo para falhar, não é? Tu sabes disso. Bastava que te dissesse ‘Senta-te’ e a coisa estava resolvida, certo?

Então anda aqui pensar comigo:
Quando me dizes (ou escreves) que vais tentar participar no desafio ‘Berra-me baixo’ e usas o tal ‘vou tentar’, aquilo que estás a dizer é que vais entrar mas já sabes, à partida, que vais falhar. É que, por muito que possamos insistir, esta é a verdade: estás a dar uma possibilidade de a coisa falhar.
Por outras palavras, é como se estivesses a dizer ‘ah e tal, eu vou participar mas pronto, estou só a avisar que vou tentar, caso a coisa corra mal, eu bem disse que não prometia nada.’

Queres ver? Então lê as duas frases abaixo:

1) Eu estou a fazer o desafio Berra-me Baixo
2) Eu estou a tentar fazer o desafio Berra-me Baixo.

Qual das duas parece mais difícil?
Pois é, a segunda! Até parece que o raio da frase tem resistência, não é?

Por outro lado, quando eu digo ‘Tenta sentar-te nesta cadeira’, parece que de alguma forma duvido da tua capacidade para o fazeres. Tu sabes que és capaz, caramba!, toda a vida o fizeste mas, de repente, é como se eu colocasse uma dúvida na tua cabeça. É como se pudesse ali haver uma ratoeira. O mesmo acontece quando és tu que dizes ‘tenta’.

Se reparares no teu discurso, sempre que tiveres a certeza de alguma coisa, não vais usar o ‘tentar’.

Por isso, diz-me lá, qual das frases acima escolhes? A 1 ou a 2?



Inscreve-te AQUI no desafio Berra-me baixo para receberes estes posts.

Site AQUI
Facebook AQUI
Blogue AQUI

7 comentários:

  1. É muito verdade! Eu dou por mim a fazer isso com outras coisas e é que a maneira como enunciamos as nossas acçõss diz muito do que pensamos delas. Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha visto isso nessa perspectiva mas faz todo o sentido. É impressionante como consegue...
    Beijinho e muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  3. OK!! Escreveste um post para mim? :P hehe
    Tens razão!
    reformulo: ESTOU A FAZER O DESAFIO "BERRA-ME BAIXINHO"!!!!!

    E olha que até te digo que, desta vez, o primeiro dia correu bem :) pelo menos 3 vezes dei por mim prestes a berrar e.... 'pera lá Catarina olha o desafio, tu és capaz!!! :):):)

    ResponderEliminar
  4. Já inscrevi. Estou a fazer este desafio. :)
    E estou a dar o melhor de mim.

    ResponderEliminar
  5. Não Menina Azul, foi para mim :)
    Eu também reformulo: estou a fazer o Desafio Berra-me baixo! 3 e nem um ai ligeiramente mais alto! Estou orgulhosa!

    http://littlepregnancy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Desta vez eu vou fazer o desafio Berra-me Baixo!
    Um beijinho*

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share