Instruções 'Berra-me baixo!'

28.2.13






Gosto de lhe chamar 'Instruções' que é para destacar o post. Mas não são nada 'instruções' e sim esclarecimentos.
Vamos lá perceber onde é que vamos colocar o foco, o que é que é suposto acontecer, qual é o objectivo do desafio e quando é que podes gritar e berrar... bem alto!!

Nas sessões de coaching com pais, sobretudo naquelas cujo tema é a Autoridade e a Obediência, a maior parte dos pais está angustiado não com o facto de bater (é bom saber que há imensos pais que não batem porque percebem que não leva a lado nenhum!) mas com o facto de estarem sempre a gritar.

Ouvi uma vez que gritamos porque os nossos corações se distanciam e por isso temos de falar mais alto. Gosto imenso desta imagem - e 'resgatar' um coração é feito com doçura e nunca com gritos.

1.
A ideia deste desafio não é deixar de gritar. A ideia é provar que, no final do mês, conseguiste um super alto controlo, que te dominaste naquelas situações em que te passavas e mandavas dois valentes berros. A ideia é que estejas feliz contigo.

2.Um outro objectivo é eliminar a tua frase 'gostava de não gritar tanto'. A ideia é pôr-te a dizer 'já não grito como dantes! Que tótozice que isso era!'

3.A ideia deste desafio é provar-te que educar miúdos não é fácil (disto não precisas de provas pois não?) e que não é porque gritamos mais ou menos que a coisa se torna mais fácil.

4.
A ideia não é que fiques entupida aí dentro. Há uma ou outra situação em que te sai falar mais alto? Ok, siga!Da próxima vez fazes melhor, não te recrimines, please!

Perigo eminente? Grita, berra, salta e faz o pino!Mas vai lá e salva a criança!!

- Passaste-te? Habitua-te a verbalizar de forma coerente e firme (a ideia não é não dizer as coisas, muito pelo contrário). 
Diz o que queres dizer. E este treino vai ser super importante para todas as outras relações.

- A ideia deste desafio é também eliminar as tensões aí em casa. Quase ninguém gosta de pessoal a berrar, pois não? E isso deixa toda a gente tensa.

Gritar é diferente de ralhar, de explicar, de se afirmar, de exigir, de educar. É difícil, eu sei que sim! E também sei que é possível. Um dia fazemos melhor e no outro parece que deixamos de saber fazer. É mesmo assim. Chama-se aprendizagem!

- Dicas? Não há! É um desafio e não é suposto ser fácil. Mas já somos bastantes e uma empurra a outra aqui no blogue ou no facebook ou em emails privados (que é o que mais acontece!) ! E daqui a uns tempos faremos mais outro desafio. E iremos todas juntas.

- Dizem que levamos 21 dias a eliminar um comportamento e 7 a criar e reforçar um novo. Anda daí então, este é o momento ideal para eliminar este... tique!

- Ah! Queres uma dica para isto resultar? Podes imaginar que te estou a observar, tipo big brother! É uma ideia que por vezes resulta!

Site AQUI
Facebook AQUI
Blogue AQUI

20 comentários:

  1. também quero e vou aderir ao desafio. mês novo vida nova. estou pronta

    ResponderEliminar
  2. quero aderir, bora lá então dar mais um passo para criar um ser muito mais feliz:) Marisa

    ResponderEliminar
  3. Count me in!! :) Vamos a ver se desta vez levo o desafio até ao fim, pois em janeiro desiti :(

    ResponderEliminar
  4. Preciso muito aprender a ter auto controle

    ResponderEliminar
  5. Quero muito aprender a ter auto controle !

    ResponderEliminar
  6. Auto controle é tudo que eu preciso !

    Vamoa lá !

    ResponderEliminar
  7. Também gostava de participar!!!! :) É só deixar aqui o nome?

    Bora lá, nada de gritos!!!

    ResponderEliminar
  8. Vou participar no berra-me baixo!!

    Vera Figueiredo
    verabravofigueiredo@sapo.pt

    ResponderEliminar
  9. quero participar margarida

    ResponderEliminar
  10. Desafio aceite! Vou controlar-me por elas e por mim!!!!

    ResponderEliminar
  11. Quero participar minha filha diz que ja não me aguenta mas mesmo assim continua a não fazer o que peço

    ResponderEliminar
  12. Também quero participar!!!

    ResponderEliminar
  13. Como se faz para participar??

    ResponderEliminar
  14. Ana, é só participar.Veja aqui http://mumstheboss.blogspot.pt/2013/03/et-cest-parti-desafio-berra-me-baixo.html

    ResponderEliminar
  15. vou participar . Estou já no desafio.

    ResponderEliminar
  16. Só soube deste desafio já ele ia a meio (e só por alto), por isso não me inscrevi, mas gostei muito da ideia e aderi, mental e informalmente. Alguma coisa devo ter mesmo alterado no meu modo de comunicar, porque ontem a minha filha mais velha (de 6 anos) me perguntou: "Ó mamã, por que é que tu agora estás sempre a falar ao ouvido [em vez de gritar]?" A minha resposta: "Porquê, achas que faço mal?" "Não!" :-)
    Ontem à noite é que vim espreitar melhor e descobri as "instruções"/esclarecimentos da Magda. Boas pistas. Gostei!

    ResponderEliminar
  17. Como se participa? Achei interessante.

    ResponderEliminar
  18. Gostava de Participar ... alguem me sabe dizer como se faz a inscrição?

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share