Pais que somos, todos poderosos

26.1.13
Eu sei que a forma como atuamos com os nossos filhos lhes serve de modelo. 

Eu sei que a forma como lhe digo as coisas tem um impacto brutal na forma como ele vai reagir a uma ou outra situação - afinal de contas somos 'animais' sociais.

Agora pensa comigo, sobretudo se os teus filhos estão na idade dos porquês:

- Mamã, de que cor é o céu?
- É azul.
- Sim, mas também pode ser cinzento ou preto, de noite.
- É verdade.
- E porque é que muda de cor?
- Não sei, filho...
- Mas porque é que não sabes?
- ... Não sei...

Claro que não tem importância não saberes. Mas isto mostra que os miúdos têm-nos como semi deuses todos poderosos, conhecedores da verdade.

Portanto a forma como eu trato os meus filhos significa, pelo menos aos olhos deles que eles são mesmo assim.

Quando eu escolho dizer 'menino feio' ou 'que palerma!' (agressivamente!) então, na cabeça deles, é porque ele deve mesmo de sê-lo.
Quando eu escolho dizer 'Estás mesmo com ar de quem quer ir fazer recortes!' mostra que eu sei do que é que ele gosta e estou atenta.
A forma como pego nele ao colo, a forma como o visto, tudo MAS tudo isto tem impacto na sua auto-imagem.

Já tinhas pensado nisto assim?


Site AQUI
Facebook AQUI
Blogue AQUI


2 comentários:

  1. Sim! Mas quanto mais leio, com mais dúvidas fico com o que devo ou não fazer! Dou sempre por mim a pensar se estarei a fazer isto bem, isto é correcto? devo fazer isto?! Tenho um filho com 1 aninho e descobri o blog à pouco tempo e estou a adorar... mas estou a ficar com tantas dúvidas.....!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lili,
      espero que este novo post possa ajudá.la.
      http://mumstheboss.blogspot.pt/2013/01/ainda-proposito-do-post-pais-que-somos.html
      Beijinhos

      Eliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share