Comprar de forma consciente

25.1.13


Desde que decidi aderir à filosofia minimalista que uma das palavras de ordem é REDUZIR.
Reduzir o tempo, os pensamentos, as coisas.
Reduzir as arrumações - a ideia não é arrumar melhor - a ideia é mesmo ter menos para arrumar.
Reduzir as opções.
Neste post escrevi sobre a angústia das crianças quando vão ao hipermercado com os pais e têm à sua frente 40 marcas de bolachas à escolha. A minha angústia é a mesma... E tentação, também!
Então esta semana andei a experimentar o Continente online. E gostei. Gostei porque eu sou daquelas que dá uso aos talões de desconto mas gostei sobretudo porque faço a minha lista, sento-me em frente ao computador e puxo os artigos pela relação preço/quantidade. E do meu lado esquerdo vou vendo o total a aumentar... E isso faz com que me questione 'preciso mesmo disto ou não?'. Mas há mais! Sabes quando sais das compras e vais a empurrar o teu carrinho e dizes 'bodega, esqueci-me de não sei o quê?'. Se fizeres como eu faço e não fechares logo a compra, podes adicionar os artigos que estão em falta. E se em vez de mandares entregar em casa fores lá levantar, então estás à vontade para adicionar, adicionar e adicionar... não pagas mais por isso... 
Tenho a impressão que vou ficar cliente do online - menos para os legumes e carnes e peixe, como já falei AQUI.
Saio com a noção que comprei o que preciso, não trouxe o que não quero e vi mesmo as melhores opções qualidade preço. É certo que indo à loja vemos os produtos com olhos de ver - e o que eu gosto de lá ir! Mas para as compras 'banais', esta é sem dúvida (pelo menos para mim, pois claro!) a melhor opção.
O próximo passo? Fazer menús semanais! A ver vamos se de facto passo a comprar de forma ainda mais consciente! 
E isto é mesmo um grande boost na minha noção de auto-eficácia e também um exemplo de controlo e não desperdício.


Site AQUI
Facebook AQUI
Blogue AQUI

6 comentários:

  1. Sou adepta das compras on-line, apesar de nunca ter experimentado compras de supermercado.
    Quanto às ementas, também vou aderir.

    ResponderEliminar
  2. Como não tenho elevador em casa sou fã do supermercado online. E como não há compras por impulso acabamos por comprar apenas o que está na lista e podemos sempre ir à despensa verificar se falta mas alguma coisa. Já tenho alguma experiência nisto e o Jumbo funciona melhor e o site também é mais agradável e de fácil utilização. Bjs e tudo a correr bem.

    ResponderEliminar
  3. Desde que me vi obrigada a ficar de repouso em casa aquando da gravidez dos gemeos que adoptei as compras online (continente) e já não dispenso porque compro apenas o que preciso, demoro menos tempo, uso todos os descontos e talões na mesma e mesmo pagando a taxa de entrega poupo dinheiro em combustivel porque o hiper mais próximo de minha casa obriga a um gasto superior a isso e ainda enviam sempre algumas ofertas. Nunca experimentei o Jumbo online mas também ouço boas referências.

    ResponderEliminar
  4. Excelente dica!!! Só tenho pena que o Continente não venha fazer entregas aqui para os meus lados, senão deixava de ir ao supermercado de vez.
    Esta semana arranjei um calendário de limpezas cá em casa, e o próximo passo é também criar menus semanais e respectiva lista de compras!
    Quando conseguir ter tudo operacional é só escolher o menu da semana e agarrar na lista já prontinha com tudo o que tenho de comprar...
    De facto não há nada como simplificar... :)

    ResponderEliminar
  5. Olá.
    De facto as compras online são muito boas para as finanças! Comecei a usar o Continente online quando andava em projectos finais para a faculdade e não podia perder tempo a dormir, quanto mais nas compras! Assim, perdia muito menos tempo, não andava feita louca no super de um lado para o outro e punham-me as compras na cozinha (só faltava que mas arrumassem nos armários!).
    Habituei-me de tal maneira que depois comecei a ir só comprar a carne e algumas coisas, que por falta de stock, não eram entregues. E é nessas "visitas" mais rápidas que faço que aproveito para ver produtos que pelo ecrã não tenho noção real de como são (e para ver outros que não há na loja online).
    Lembro-me de ver a conta final alta e começar a tirar coisas, que na verdade não precisava, mas se fosse à loja tinha trazido, pois não me apercebia do impacto que tinha na conta, agora já me organizei e até já aproveito as promoções para fazer alguns stocks sem mudar o orçamento.
    Aproveito para lhe deixar uma dica: ao fazer os menus confirma os produtos que estão em promoção e programe os menus consoante esses artigos, poupa-se IMENSO! Mesmo comprando os frescos no mercado, tenha em atenção aos congelados e mercearias. Por exemplo, se o arroz estiver em promoção, pode comprar mais e fazer um empadão de arroz, ou arroz de peixe/polvo/marisco. Há umas semanas fiz douradinhos no forno com arroz, tudo produtos com 75% de desconto, a refeição saiu a menos de 0,50€ por pessoa. ;)

    beijo e desculpe o testamento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que espectsculo! Preciso de ajuda na elaboraçao dos menus !!!! Obrigada !

      Eliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share