'Tudo se cria'... ou fia-te na virgem e não rezes...

30.11.12


Ontem estive em S. João da Madeira para falar sobre Limites na Educação Infantil. 

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal e em todas as escolas do Concelho são realizadas sessões temáticas sobre temas diferentes. Os pais são convidados e os professores também.

E quem é que vai sempre? Os que têm a cabeça aberta e que querem fazer melhor. Tipicamente os pais ds miúdos que se portam bem!
No final, já de pé e nas despedidas, falava-se sobre os pais que são negligentes na educação dos filhos. Naqueles que são chamados à escola pelo comportamento desadequado dos filhos e que não estão nem aí. Dos professores que olham para aquela criança, que querem fazer mais mas que percebem que muito também tem de ser feito em casa.

A educação é dada pelos pais. Ensinar coisas - ler, escrever e espírito de equipa é dado escola! 

Nem todos os pais são desinteressados e nem todos os professores vivem esta angústia. 

Mas ontem tive mesmo vontade que estes pais que se despedem das suas funções fossem obrigados (sim, obrigados!) a frequentar pelo menos uma sessão de duas horas sobre Parentalidade Positiva.

É que, convencidos que tudo se cria, estamos a criar seres desprovidos de muitos afectos e de muitas regras!


Site: Parentalidade Positiva
Facebook: Mum's the boss

12 comentários:

  1. oh como eu tenho pensado precisamente o mesmo! a sala da minha pequenina (2 anos) tem alguns miúdos extremamente mal comportados (já!!!) e os pais estao-se nas tintas! ao ponto da educadora fazer esse apelo na reunião de pais! e eu já levei um texto para ela distribuir! eu sei que não sou a mãe perfeita; cometo erros, mas luto todos os dias para me corrigir e ser menos resmungona e mais assertiva e preocupo-me em transmitir valores e sentimentos! gostava mesmo de fazer alguma coisa em relação a sala dela, porque estou preocupada, se são assim aos 2/3 anos como serão daqui a algum tempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada macaco no seu galho! Os professores no seu e os pais no seu!
      Os miúdos vão ter muitos professores na vida, muitos amigos. Mas pais, só têm um!
      Devia ser permitida uma sanção aos pais que se desinteressam e que não querem saber. Deveria ser obrigatória uma comunidade nas escolas, por turma. A participação de todos os pais, nas reuniões, também!
      Sobretudo numa altura em que ha cada vez mais alunos em cada turma.
      Se há uma solução? Não acredtio. Mas há vários caminhos!!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. :) <3... Eu sei que sim! Um beijinho Patrícia!

      Eliminar
  3. Adorava ter estado presente. Não soube... fica para uma próxima ;)
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Liliana, da próxima vez aviso! Um beijinho! Saudades! <3

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Mariana, vamos fazer uma petição online?

      Eliminar
  5. concordo com o que foi dito, mas (e se calhar é por isso que comento ela primeira vez), fiquei um pouco triste com o texto.....Talvez porque tenho um filho com 4 anos que desde os 2 anos tem alguns problemas de comportamento e inclusive já fui chamada à escola e à psicologa, por indicação da educadora.
    O que eu posso dizer é desde sempre tento usar métodos da parentabilidade positiva, leio livros , consulto sites, falo com profissionais e considero-me uma mãe interessada e preocupada, mas também me sinto às vezes desanimada quando as teorias não resultam na práctica e o meu filho continua a fazer birras, mas nunca desisto....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,
      eu não estava claramente a referir-me a pessoas como a Susana. Referia-me àqueles que se despedem da sua função de educadores e que não estão nem aí. Nunca, a pessoas interessas e esforçadas!

      Eliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share