8 dicas para tornar as manhãs menos complicadas

5.11.12



Confesso: a ideia de escrever por dicas não é das que mais me deixa feliz. Penso que fui formatada a ver esta coisa das dicas como algo de menos positivo e fácil e com valor inferior... Mas, a bem  da verdade, isso é o que qualquer mãe deseja: dicas fáceis, de rápida compreensão e de fácil execução. Por isso vou deixar-me de coisas e aqui estão elas:

1.     Deita-te cedo – e dorme o que precisas! Porque se não dormiste bem, o mais certo é estares rabugenta e menos tolerante.

2.     Deita-os cedo, o mais possível! As crianças têm de dormir. Mesmo! É nessa altura que crescem e o cérebro faz as ligações que tem de fazer. Além disso, a birra da manhã também é devido à falta de sono. Deitam-se tarde? Aproveita agora que é inverno e que escurece mais cedo para se deitarem mais cedo... (mais ideias sobre isto num próximo post).

3.     Prepara a tua roupa, o teu saco, os teus cremes, bijuteria, tudo! Coloca os óculos de sol à mão, as chaves e os sapatos.

4.     Prepara a mesa do pequeno almoço. Uma dica? Tem por hábito ter pão no congelador – e antes de te deitares tira-o. De manhã estará fresquinho!

5.     Prepara ou vê se as mochilas deles estão com tudo e que não falta nada. A roupa deles também tem de estar preparada para que tudo seja mais fácil.

6.     Acorda uma hora mais cedo. Porquê? Para tomares o pequeno-almoço sossegada, para tomares o teu duche e para te vestires sossegada. Para lhes colocares o pequeno almoço na mesa.

7.     Acorda uma hora mais cedo. Outra vez? Sim, para não chegares no limite ao quarto deles e começarem logo mal a manhã com ‘anda, sai da cama!’

8.     Acorda uma hora mais cedo. De novo? Sim, para que possas acordá-los com calma e estares ali num cafuné bem bom, a cheirares pescoços e a dares beijinhos e a dizeres I love yous muitas vezes! Para puderes fazer tudo isto, faz tudo o que se diz acima. É que é mesmo impagável, esta sensação... E sabes?, terás muita mais paciência.

Daqui a uns tempos gostava de ouvir o teu feedback !

16 comentários:

  1. Faço isso tudo (só não tiro o pão do congelador na véspera porque faço torradas e tomo o pequeno-almoço com os miúdos) e é do melhor!! Daqui a pouco vou fazer um DVD de exercício e só depois é que os miúdos acordam, já eu fiz imenso (levantei-me às 6h, quando podia levantar-me às 8h se quisesse andar à pressa).

    ResponderEliminar
  2. Deitá-los cedo é o que acontece...agora até eles adormecerem vai um bom bocado. Dormir bem, depende essencialmente do pequeno que acorda milhentas vezes durante a noite :) o resto está controlado.

    ResponderEliminar
  3. Bem o meu único problema aí é a minha filha. Não adormece antes das 2h e eu já não sei que faça. Se depois tiver dicas em como contornar isto de forma a que ela durma a noite toda e não apenas parte da noite e a manhã toda eu ficar-lhe-ia muito grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana Calhau05 novembro, 2012

      OLá Mafalda. Não pude deixar de ver aqui o seu coment e responder. É de facto complicado quando eles adormecem tão tarde! Recentemente tive conhecimento de um programa com dicas para os por a dormir. Posso enviar-lhe o link, mas não consigo po-lo aqui no post...não sei porque, mas não aceita... o meu mail é susana.calhau@gmail.com. Se estiver interessada mande-me um mail.

      Bjs

      Susana

      Eliminar
    2. Susana, envie-me o email com esse link e eu publico no final do post. Assim todas podem ler! :) Obrigada!

      Eliminar
    3. Sandra Batista05 novembro, 2012

      Olá a todas... Também gostaria mto de ler esse link, obrigada. Bjs

      Eliminar
  4. Check check check...e sim...é verdade, sai toda a gente feliz de casa, sem stress, sem birras...pelo menos para já!

    ResponderEliminar
  5. Essa também é a nossa rotina cá em casa e tem resultado. E como referiu anitadetulp, nós saimos de casa felizes, sem stress e sem birras.

    ResponderEliminar
  6. A minha mãe ensinou-me tudo isto. E hoje, 18 meses depois de ser mãe consigo por tudo isto em prática. Ainda estou a tentar acordar 1h mais cedo, mas já csg 30min hihihi. O deitar cedo é que está dificil, mas estamos a fazer progressos.
    Uma coisa é certa: anda td mais bem disposto :DD

    ResponderEliminar
  7. É engraçado porque a minha mãe sempre fez isto, e eu 18 meses depois de ser mãe também o faço.
    Á noite deixo tudo alinhavado.
    Não consigo deitar-me cedo...ando a tentar, mas o meu filhote dorme as 9/10h sem problemas.
    E...ainda ando a trabalhar nisso do acordar 1h antes, já conquistei os 30mim yeay!!
    Uma coisa é certa, temos tempo para quase tudo e..não há birras na saída de casa ainda ;)

    ResponderEliminar
  8. Isto vale para as mães (com um filho, com dois ou três ou quatro), para os pais - porque as manhãs tranquilas são um excelente momento de convívio, de partilha entre mães e filhos, pais e filhos e mães e pais. Mas vale também para pessoas sem filhos. Deste lado, onde ainda não os há (ai, a vontade!), só faz sentido começar o dia com tempo, sentar para tomar o pequeno-almoço, para tomar banho e arranjar-me com calma. E o início de um novo dia é um cenário incrível para se apreciar!

    ResponderEliminar
  9. Confesso que deitá-los cedo nós tentamos mas vem sempre o: ó mãeeeeeeeeeeeeeeeeeee e mais uns mimos para aqui, quero mais uns beijos para ali, e eu mãe fraquinha cedo, porque adoro dar-lhes mimos e abraços.
    Deitar-me mais cedo requer treino meu, sim treino, quem me tira fazer zapping feito bicho preguiça em frente à tv? Parvoíce sei, e sei-o quando o estou a fazer, mas a preguiça é grande.
    A roupa deles fica pronta, a minha é mental. O pequeno-almoço tem sempre de ser tomado nas calmas senão fico mal disposta o dia todo, rabugenta mesmo. Acordar mais cedo era bom, se largasse o raio do zapping.
    Quanto ao pão, bendita máquina que se programa e larga um doce cheirinho por toda a casa.
    Mas é bom fazer tudo com calam, o dia corre bem melhor.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. selo Prémio Dardos no meu blog para este blog :)

    ResponderEliminar
  11. Dormir cedo é A QUESTÃO! A minha filha de 13 meses dorme muito pouco cerca de 2h na escola às vezes nem isso e à noite dorme cerca de 7/8 horas, com esta idade sempre ouvi dizer e li acerca do assunto que no mínimo deveriam ser 12horas, mas ela simplesmente não dorme. Se eu a conseguir por na cama mais cedo - que já o fiz durante duas semanas ela acordava às 5h da manhã pronta para a festa TODOS OS DIAS. A pediatra diz que pode dar-se o facto de ela não ter necessidade de dormir tanto, mas confesso que me preocupa. Tudo o resto já fazemos mesmo antes dela nascer e dá imenso jeito. O acordar mais cedo 1h... é horrível - odeio - fico com um mau feitio que só passa com os miminhos da Baby Lara e com um pequeno almoço como deve ser! Veremos se dá para melhorar.

    ResponderEliminar
  12. Bem levantar mais cedo que as 5.30h, só mesmo se não me deitat, uma vez que a minha piquena antes das 11.30-12h não está a dormir, apesar de ir para a cama as 9.30h, mas pronto vai-se tentando................. Depois ainda existe o facto acrescido de ela acordar um quinhentão de vezes por noite ou porque tem chichi ou porque sim simplesmente.
    Em relação a tomar pequeno almoço com ela só tenho esse prazer ao fim de semana, uma vez que não sou eu que a levant, dou o pequeno almoço ou levo a escola, cabe a avó/avô ou tia essa tarefa.
    Usar farda tem vantagens, não preciso de me preocupar com a roupa, felizmente.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  13. Mum's, antes de ler as tuas dicas, já faço muitas, se não quase todas, estas dicas vezes sem conta. Excepto a parte do Levantar mais cedo! Tenho por norma deixar tudo assim preparado de véspera, precisamente para não ter de me levantar tão mais cedo! Piora tudo quando à noite me dá a preguicite aguda e não faço nada. De manhã é que são elas. E nesta altura do outono, até me habituar é o chamado "cabo dos trabalhos".
    Já agora, as minhas deitam-se às21:30 desde sempre, que me lembre, e levantam-se por volta das 7:00 - 7:30. Mesmo assim, por vezes é difícil largarem os lençois. Serão poucas horas de sono, mesmo assim?
    Mas, boas dicas, como sempre. Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share