TPCs

2.10.12


TPCs na escola primária: Sim ou Não?

8 comentários:

  1. Depende... pontualmente e caso se verifique importante; nunca "1000" atividades (uma tarefa apenas, por exemplo), mesmo (sobretudo) aos fins de semana porque as crianças precisam de brincar e aproveitar bem o tempo em família. Na maior parte dos casos, os pais que podem acompanham os tpc's e isso também os sobrecarrega (trabalho, crianças, casa); por vezes é fundamental para uma ou outra criança; por vezes são elas que pedem... pessoalmente não sou mt apologista, mas confesso que já marquei.

    ResponderEliminar
  2. Como mãe, acho que pontualmente terem um TPC não faz mal nenhum. Mas sobrecarregá-los, principalmente no 1º/2º ano de escola acho um choque para as crianças, que deixam de ter tempo para brincar e estar com a família, que tanta falta lhes faz!

    ResponderEliminar
  3. Sim, é importante para que as crianças adquiram hábitos de estudo e para que os pais acompanhem o que se passa na escola. E caso façam os TPC no ATL, os pais deveriam sempre ver. Não concordo em marcar um trabalho que leve uma hora a fazer, mas no 1º ciclo (independentemente do ano) podem levar um exercício de matemática e um de língua portuguesa.

    E.

    ResponderEliminar
  4. No caso dos filhos terem um horário "saudavel" na escola e os tpcs serem sensatos, não me choca nada os tpcs na primária.O que acho sensato? Todos os tpcs que proporcionem um habito/rotina saudavel pela leitura, escrita, numeros, mundo, ...pelo querer saber e descobrir. O tpc tb podem ser uma oportunidade para pais e filhos conversarem acerca da matéria que os filhos estão a abordar na escola. É importante transmitir ao filhos desde cedo que aprender implica trabalho mas não tem que ser obrigatóriamente um trabalho doloroso. este ano o meu filho iniciou a primária e traz sempre tpc para casa -excepto à sexta que é o dia em que sai mais tarde: 18 h. Os tpc resumem-se a escrever 1 frase 2 a 3 vezes ou fazer contas de somar. Para nós não tem sido nenhum problema os tpc até porque é nesse momento que conversamos acerca do que ele gostou mais ou gostou menos de aprender nesse dia.

    ResponderEliminar
  5. Desde que não seja exagero, não acho mal, o meu filho anda no 2º ano e trouxe sempre TPC, trazia na 6ª feira para entregar 6ª feira seguinte.
    Acho rotinas são importantes, mas nunca mais que meia-hora por dia, também é bom para os pais acompanharem o que os filhos vão fazendo.

    ResponderEliminar
  6. Como professora e mãe, acho que os trabalhos de casa são uma forma de manter os pais a par dos que os filhos estão a aprender na escola e do que sabem. Mas nunca tarefas muito grandes. Cerca de 15/20 minutos será o suficiente, mas penso que as crianças com mais dificuldades precisam de um pouco mais de trabalho diário com um acompanhamento individual que não é totalmente possível em sala de aula. No entanto, sei que há muitas crianças que, para além da escola e das atividades de enriquecimento curricular, ainda estão inscritas num diverso número de outras extracurriculares e, desta forma, percebo que os TPC sejam um tempo "desnecessário", pois precisam de brincar. Mas não acho que seja esta a tarefa a ponderar, mas o sem número de atividades em que participam para além da escola.

    ResponderEliminar
  7. Eu concordo com os TPC´s desde que não sejam um exagero. A minha mais velha está no 2ºano e sempre trouxe tpc´s e nunca foi um problema. Acho que são importantes para consolidar a matéria e os pais saberem o que estão a dar na escola.

    ResponderEliminar
  8. Se fosse uma coisa simples que não roubasse à criança mais de 10 ou 15 minutos diários, até tolerava, mas como acontece com frequência com o meu filho, como relatei nestes dois post's, vale mais não ter nada, na minha opinião, não é nada saudável, nem para a criança, nem para a família.

    http://cronicasdeumamae.blogspot.pt/2011/06/desabafo.html

    http://cronicasdeumamae.blogspot.pt/2011/11/sera-que-ha-limites.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share