Já experimentaste? [ou como resolver uma birra em menos de nada ]

24.10.12




Passou-se numa casa perto de ti:

Acto 1:
Chego a casa e viro-me para o meu mais que tudo e digo-lhe:
- Oh pá, nem imaginas… estou fartinha de ouvir aquele meu colega a tossir. Lembras-te de te ter falado nele, não lembras?
- Deixa lá, isso, não te vais irritar com isso, pois não?
- Tu é que não sabes o que é estar a manhã toda a ouvir aquela tosse que mais parece um tique. Nem é tosse de jeito!
- Que exagerada que tu és! Põe uns phones e já não ouves.
- Mas tu estás a ouvir o que eu estou a dizer?
- Olha, só sei que estás enervada e eu não tenho nada a ver com isso.
- Esquece!

Acto 2:
Chego a casa e viro-me para o meu mais que tudo e digo-lhe:
- Oh pá, nem imaginas… estou fartinha de ouvir aquele meu colega a tossir. Lembras-te de te ter falado nele, não lembras?
- O quê? Isso ainda continua?
- Continua e tenho para mim que vai levar o inverno todo… e ainda nem chegamos lá!
- Tchiiii… isso deve irritar um santo.
- Santa sou eu e os outros meus colegas que aguentamos aquilo a manhã toda.
- Nota-se…. Estás até abatida…
- Oh! Que exagerado… ahhaahhaha!!! Anda, vamos tratar de vida!

O que é que aconteceu aqui?
No acto 1 eu disse que estava farta da tosse de um colega meu. O que é que o meu mais que tudo fez? Não fez! Não escutou o que lhe disse. Começou logo a dar palpites para resolver a situação e depois a desvalorizar aquilo que eu lhe disse. Eu não lhe estava a pedir nada disso, estava?
No segundo acto, escutou mesmo aquilo que eu estava a dizer, foi empático (por acaso eu sei que se fosse com ele também seria igual) e depois soube brincar, o que ajudou a libertar-me da situação.
Com os nossos pequenos é exactamente igual.
Quando eles dizem que não querem ir tomar banho por exemplo, é mais fácil saber negociar (se der, claro) 5 minutos e ir depois, sem (muitas) brigas.
Como?

- Vamos tomar banho agora. Anda daí, miss!
- Não agora não! Não quero, quero ficar a recortar.
- Ora deixa lá ver o que estás a fazer. O que é?
- São os sapatos da Cinderela. Estou a fazer uns novos em papel, que ela coitadinha só tem um par.
- Uau! Que sorte que ela tem em ter-te como amiga. E olha, esses sapatos vão ser de que cor?
- Cor-de-rosa!
- Muito bem. Então daqui a 5 minutos vamos tomar banho. 
O que é que aconteceu?
Primeiro dei uma opção. Fiz porque podia fazê-lo, por­que tinha tempo e porque sei que assim lhe dou espaço para formatar a ida para o banho. 
Sim, o banho já é uma tarefa rotineira mas cá em casa há dias mais fáceis que outros. E quem diz banho diz outra coisa qualquer.
Depois, vi com olhos de ver o que ela estava a fazer. Reconheci, dei valor, fiz perguntas, interessei-me. E disse que ia esperar 5 minutos.
E esses 5 minutos garantem-me que a minha Miss vai tomar banho toda contente e alegre, depois? Claro que não. Mas que ajudam, ajudam e muito.
- Vamos tomar banho agora, já passaram 5 minutos.
- Não quero, tenho de fazer um guarda-chuva para a Cinderella que está a chover.
- Eu sei que te estás a divertir e sim, parece que é muito mais giro ficar a fazer isso mas agora o combinado é tomar banho.
- Nãooooooo!! (Choro!)
- (abracinho bom) Vá, vamos lá! Podes ir a chorar ou sem chorar. O que é que preferes?
- A chorar…
- Pronto, então vamos a chorar …

E pronto, em menos de 10 segundos a coisa passa. Se for feito de forma empática e séria, passa!
E o que é que eu consegui? Consegui dar-lhe banho sem grandes coisas e para isso investi numa conversa, em dar atenção e estar atenta e depois em ser empática. Finalmente não neguei nenhum sentimento. 
Nem disse que depois podia continuar a fazer aquilo (até podia ter dito). Não lhe disse que estava uma porquinha tipo miss Piggy. Mas podia. 
 
É fácil? Nop!
Porquê? Porque é sair do nosso formato habitual. Isso é que é difícil.
O desafio? Experimentares ser:
Mais empátic@
Brincar mais
Fazer mais perguntas
Reconhecer (dizer por outras palavras) o que está a acontecer - tem muito mais piada ficar a recortar o guarda chuva da Cinderella mas temos mesmo de ir tomar banho!

11 comentários:

  1. Com uma filha de 3 anos com uma personalidade beeem vincada, este post foi um novo mindset para lidar com o dia a dia e com as birras (constantes). Obrigada por partilhar :)

    ResponderEliminar
  2. OPÁ... Q DELÍCIA!

    fez-me lembrar a minha conversa de ontem com a minha filha... chegamos a casa e vamos ao banho! não quer começa a fazer algo, tudo menos banho...

    às tantas descobre uma minhoca numa flor e fica a brincar. depois, passado um pedaço, eu digo vá agora vai por a minhoca na janela para ela ir para o jardim lá em baixo, e tu vem ao banho.
    lá deita a minhoca pela janela e vem tomar banho mas começa a chorar, chora, chora pois tadinha da minhoca, e agora e com esta chuva, e se não fizer amigos, e foi um choro pegado...
    mas fomos falando, e eu disse-lhe que a minhoca ia arranjar amigos, que ia encontrar uma casinha debaixo da terra e da relva, etc etc e o que ela chorou... já no fim a limpa-la, por creme, etc ainda choramingava... mas lá está fomos falando, dei atenção ao "problema" dela e até foi tomando banho distraida... hoje de manhã já se lembrou da minhoca alegre, dizendo que devia estar na sua casinha feliz...

    são estes pequenos pedaços da nossa vida que me aquecem o coração.

    obrigada mum is the boss por me ajudares a valorizá.-los ainda mais!

    ResponderEliminar
  3. Mum's depois de ler o livro que recomendas 'Como falar para os filhos ouvirem e ouvir para os filhos falarem' percebi como é tão mais divertido e fácil educar, é tal é qual o exemplo que dás.
    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  4. Epá, é já a testar mais logo!
    A hora do banho é terrível por aqui: não que ela não goste de tomar banho, mas precisamente por ela estar sempre a fazer algo na hora do banho! Mesmo chegando à casa e "banhoca!", arranja sempre maneira de pegar em qualquer coisa... ;)

    ResponderEliminar
  5. Magda, podias ir colocando posts destes pq a malta agradece :)! Até pq há dias mais complicados que outros e como tu dizes ajuda a "desinchar" e voltar a ter consciência q nós é q somos os pais, os adultos! Obrigada pela partilha, carry on! Bjs

    ResponderEliminar
  6. Ahhhh... eu lembro-me disto!! :)) E comecei a por em prática, embora eu ache que ela ainda não me entende!! Eu sei, ela entende muito mais do que imaginamos!! ;)

    Mas para já, o que tem meeeesmo resultado é o abolir do "Não"! Sem choros, sem me enervar, sem palmadinhas... pego nela e viro a sua atenção para outra coisa! Dá trabalho, pois dá! Mas em vez de eu me enervar com ela por estar a mexer no que não deve e ela chorar por que lhe tiro as coisas da mão, recebo um sorriso!!
    Obrigadaaaaaa!!

    Beijinhos

    (Ana Teresa... tudo bem com os pequenos? ;) Um beijinho, Brígida)

    ResponderEliminar
  7. E resulta mesmo!!! Obrigada Magda!! Um grande bj

    ResponderEliminar
  8. Esta conversa lá em casa não é na hora do banho, é mais na hora de ir jantar... Eu chamo, e chamo e chamo, e nada. Pedem mais 5 minutos, e depois mais 5 minutos, e daí a nada já são 20 e eu já estou a bufar:) Hoje vou-me lembrar deste post e aposto que vai correr melhor:) porque eu vou saber lidar melhor com o natural de uma criança, pois claro!

    ResponderEliminar
  9. O pior é que sei de como isto é verdade !! Mas também eu sou humana e a minha paciência também por vezes está ao rubro!!! Mas sé tão ler isto e acreditar que logo vai ser diferente!!
    A minha filha até me diz - Mamã , vamos fazer isto juntas !! Tu vais ser melhor e eu também - prometo!!! - As vezes dura mais que uma semana ... :):)
    Hoje tivemos uma manhã linda , cheia de abracinhos e gargalhadas e fomos a ouvir Ed Sheeran na RFM as 3 a cantar!!

    ResponderEliminar
  10. Sara Clavel23 janeiro, 2015

    ADOREIIII!!!
    É isso mesmo e: RESULTA !!!
    (às vezes sinto-me tão estupida por não ver o que está mesmo à minha frente!?!? - Como é que ainda não tinhapensado nisto?!!

    ResponderEliminar

Obrigada por leres e por comentares!
Todos os comentários são bem-vindos excepto os que 'berram alto'...Esses são, naturalmente, eliminados!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Share